É inevitável. A cada ano que passa, o Halloween americano invade as nossas casas. Na minha rua, na noite de 31 de outubro, já vi miúdos a bater de porta em porta, não a pedir o «pão por Deus», mas a dizer «trick or treat» ou o aportuguesado «doce ou travessura». E sei de quem ficou com o seu jardim fronteiro decorado com longos e largos rolos de papel higiénico por não ter querido entrar na onda da festa.
Assim, e embarcando no espírito da época, porque para os miúdos tudo aquilo que der para festejar está muito bom, deixo aqui alguns livros que conheço e que darão bons sustos na noite das bruxas.
Primeiro uma trilogia de Chris Priestley, intitulada Histórias de Terror… e que não só contam histórias deliciosamente assustadoras, como também apresentam ilustrações arrepiantes, mas irresistíveis. Uma edição da editora Arteplural.
Uma novidade da Temas e Debates – Os Contos Completos, dos Irmãos Grimm, com cerca de mil páginas de muitas histórias, algumas delas bem medonhas.
E, por fim, trazido até nós pela Editorial Presença, Coraline e a Porta Secreta, de Neil Gaiman, sobre uma casa misteriosa, com uma porta misteriosa, que dá para um mundo igualmente misterioso, igualzinho ao nosso, mas… sinistramente diferente.
Uma opinião sobre “Leituras para o Dia das Bruxas”