Clive Staples Lewis é o seu nome, escondido atrás das primeiras siglas. Nasceu em 1898, em Belfast, na Irlanda, e foi professor na Universidade de Oxford e na de Cambridge. Era amigo próximo de J. R. R. Tolkien, autor dos livros do Senhor dos Anéis, com quem formou um grupo literário chamado «Inklings», juntamente com outros amigos, e onde falavam sobre diversos temas e se discutiam os escritos de cada um. Curiosamente ele era tratado pela família e amigos por Jack, tudo porque quando era pequeno, o seu cão Jacksie morreu atropelado e ele ficou tão desgostoso que adotou o mesmo nome, dizendo a toda a gente que passaria a responder apenas àquele. Claro que com o tempo, a família convenceu-o a responder, pelo menos, a Jack.
C. S. Lewis era um grande fã dos livros de Beatrix Potter, autora que terá tido uma grande influência na sua escrita. Na adolescência descobriu as lendas nórdicas e apaixonou-se pela sua mitologia, tal como o seu amigo Tolkien.
O primeiro livro que publicou, em 1933, intitulado The Pilgrim’s Regress, não teve muito boas críticas e passou despercebido junto do público leitor. Seguiu-se uma trilogia de ficção-científica, passada no espaço, e só depois então é que Lewis deu início à sua mais famosa série As Crónicas de Nárnia, constituída por sete volumes, escritos entre 1949 e 1954. Até à data terão sido vendidos já mais de cem milhões de cópias por todo o mundo.
Lewis faleceu aos 64 anos, a 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente norte-americano John F. Kennedy foi assassinado, pelo que a sua morte não teve grande destaque nos meios de comunicação social.
Para saber mais sobre o autor de um dos maiores clássicos da literatura juvenil mundial, não deixe de visitar a sua página oficial aqui.