Novelas gráficas – leituras para adolescentes

Estava a ler um artigo no The Guardian quando fui parar a um outro em que uma autora, Malorie Blackman, recomendava novelas gráficas para adolescentes. Numa troca de e-mailes com uma amiga, ela estranhou algumas das sugestões da autora, pois não eram de todo para adolescentes. Entre as recomendações de Malorie Blackman encontravam-se Persepolis, de Marjane Satrapi (editado em Portugal pela Contraponto/Bertrand) e Maus, de Art Spiegelman (cujos direitos foram adquiridos pela Bertrand, com data de publicação prevista para a primavera do próximo ano) e Sin City, de Frank Miller. De facto, também me pareceram recomendações um pouco estranhas para adolescentes. Acho que neste caso faria mais sentido se fossem para leitores «Young Adult», tendo em conta que um dos livros sugeridos até tem conteúdo sexual explícito. A lista encontra-se aqui.

Entretanto, resolvi pesquisar nas livrarias online o que há por aí de novelas gráficas mesmo para adolescentes (gosto de novelas gráficas, mas tenho lido muito poucas) e comecei a criar a minha própria lista. Há títulos para miúdos dos doze aos dezasseis/dezassete anos, que tocam temas mais profundos ou que apelam mais ao entretenimento, não deixando contudo de focar assuntos que interessam sempre aos teenagers. Aqui deixo uma seleção (poderia ser outra, mas ficaram estes):

Anya’s Ghost, de Vera Brosgol, sobre uma rapariga cuja nova amiga já há algum tempo se encontra «do outro lado».

ghost

– Morro da Favela, de André Diniz, Edições Polvo, sobre o crescimento de um rapaz numa favela do Rio de Janeiro.

Favela

– María e Eu, de Miguel e María Gallardo, Edições Asa. Maria tem doze anos e é autista. Vive com a mãe em Las palmas, nas Canárias, e quando o pai, que mora em Barcelona, a vai visitar, decide levá-la a passar alguns dias… num resort…

maria_e_eu

I Kill Giants, de Joe Kelly e JM Ken Nimura. Uma rapariga luta contra monstros, tanto verdadeiros, como imaginários.

KillGiants

Lost at Sea, de Bryan Lee O’Malley. Uma adolescente com dificuldade em socializar com pessoas da sua idade é confrontada com os seus maiores receios quando embarca numa viagem com os colegas da escola.

Lostatsea

– Os livros da série Scott Pilgrim, também do autor Bryan Lee O’Malley. Estes estão editados em Portugal pela Booksmile.

scottpilgrim

– As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, de Filipe Melo e Juan Cavia, editado pela Tinta-da-China.

aventura-de-dog-mendonc3a7a-e-pizzaboy

Anúncios

One thought on “Novelas gráficas – leituras para adolescentes

  1. “Maus, de Art Spiegelman (cujos direitos foram adquiridos pela Bertrand, com data de publicação prevista para a primavera do próximo ano)”

    isto fez o meu dia! já foi publicado pela Difel mas são raros e estão esgotados..mesmo assim consegui ler em português e espero que estas novas edições mantenham a qualidade, neste caso da tradução! fico curiosa se vão dividir em dois volumes ou apenas num só…é mesmo uma boa aposta! fiquei mesmo contente com a notícia 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s