Maria Teresa Maia Gonzalez, e a lua de Joana

Maria Teresa Maia Gonzalez é das autoras mais prolíficas da literatura juvenil portuguesa. Começou a publicar em 1989, tendo ganho um concurso literário organizado pela Verbo, juntamente com Maria do Rosário Pedreira, com quem escreveu O Clube das Chaves Entra em Ação, o primeiro volume de uma série que conta atualmente com mais de vinte volumes. Um dos seus maiores sucessos é A Lua de Joana, com mais de trezentos mil exemplares vendidos e traduzido para vários idiomas, e em que a autora aborda temas sensíveis como a droga, a morte, a falta de apoio dos pais, e de como isso marca um adolescente para o resto da vida. A autora tem também uma coleção chamada Profissão Adolescente, publicada pela Editorial Presença, contando a esta altura com dezassete volumes, e em que se abordam temas desde as típicas borbulhas da puberdade e a preocupação com a imagem, ao alcoolismo, ao desejo de sucesso, a intolerância, entre muitos outros.

Escritora incansável, só este ano já se contam em sete os títulos publicados e reeditados, entre os quais O Meu Avô foi para o Céu, pela Editorial Presença; Noites no Sótão, Estrela à Chuva e O Irmão de Joana, da coleção Profissão Adolescente; Gaspar e Mariana, originalmente publicado em 1991, e reeditado pela PI, bem como O Guarda da Praia.

9789892700953 avoceu

Uma autora que tive o prazer de conhecer por força da minha atividade profissional e por quem ganhei admiração e respeito (palavras clichê, talvez, mas cujo significado não deixa de ser verdadeiro), pela forma decidida e construtiva como fala e pela sensibilidade, mas não condescendência, com que se dirige ao seu público leitor.

Imagem

Uma opinião sobre “Maria Teresa Maia Gonzalez, e a lua de Joana

  1. Trying to find powerful online marketing that isn’t full of crap? Sorry to bug you on your contact form but actually that was the whole point. We can send your ad copy to websites through their contact forms just like you’re receiving this note right now. You can specify targets by keyword or just start bulk blasts to websites in the location of your choice. So let’s say you need to blast an ad to all the web developers in the United States, we’ll scrape websites for just those and post your promo to them. Providing you’re promoting some kind of offer that’s relevant to that business category then you’ll get an awesome result!

    Shoot an email to sarah1916eva@gmail.com to find out how we do this

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.