No filme Você Tem uma Mensagem (You’ve Got Mail, 1998), de Nora Ephron, com Tom Hanks e Meg Ryan a encarnarem os papéis de, respetivamente, um empresário de um grupo de livrarias e de uma livreira independente, a certa altura, uma desgostosa Kathleen Kelly (Meg Ryan), após ter encerrado definitivamente a sua livraria infantil, encontra-se sentada num sofá da mega-livraria do seu arquirrival (e, sem saber, o seu amor secreto), quando um cliente pergunta a um funcionário por uns livros infantis de sapatos. O funcionário pisca os olhos, sem saber ao que a cliente se refere, perguntando-lhe quem é o autor. A cliente não sabe responder, sabe apenas que lhe recomendaram uns livros sobre sapatos para a filha. Então, Kathleen intervém, com o nome da autora na ponta da língua – Noel Streatfeild –, e acrescentando o nome do livro – Sapatos de Ballet – e que há mais livros na série, mas que um deles está esgotado. O funcionário mais uma vez pisca os olhos, perguntando-lhe como se soletra o nome da autora, numa crítica muito óbvia à ignorância das pessoas contratadas para trabalhar num sítio que trata os livros como se fossem «garrafões de azeite».
O nome da autora ficou-me na cabeça e há pouco tempo descobri que o livro mencionado no filme havia sido editado em Portugal. Em 2006!
Noel Streatfeild é uma autora inglesa, nascida na véspera de Natal de 1895. Trabalhou dez anos como atriz antes de se dedicar à escrita. Sapatos de Ballet foi o seu primeiro livro editado. Em 1938 ganhou o Carnegie Medal por Circus Shoes (Sapatos de Circo), o terceiro volume da série dos Sapatos. Noel faleceu em 1986.
Para saber mais sobre a autora podem visitar a sua página aqui.
Da série dos Sapatos constam ainda Tennis Shoes, Theater Shoes, Party Shoes, Movie Shoes, Skating Shoes, Dancing Shoes, Traveling Shoes. O que estes livros e outros da autora têm em comum é o facto de lidarem com as dificuldades com que as crianças se deparam no começo de carreiras em artes.
Em Portugal, foi a Aletheia que editou Sapatos de Ballet. Nesta história, «Pauline, a única sobrevivente de um naufrágio, Petrova, órfã de um casal russo, e Posy, filha de uma bailarina, já sabem o que querem ser quando crescerem: Pauline quer definitivamente ser atriz, Petrova só gosta de brincar com carros e motores e Posy se pudesse dançava todo o dia! Mas unidas pelo intrigante desaparecimento do seu tutor as meninas acabarão por partilhar um futuro inebriante em palco, onde todos os seus sonhos e receios rapidamente se tornarão realidade…»
O livro foi recentemente adaptado a telefilme, pela BBC, com Emma Watson, mais conhecida por Hermione Granger, nos filmes do Harry Potter, num dos papéis principais. Clique aqui para ver o trailer.
OBRIGADA INTERNET! E COMO HA PLÁGIOS CÓSMICOS! ESSA CENA A QUAL A BLOGUEIRA CONTA UM POUCO DO FILME, É A CENA QUE ME FAZ CHORAR MUITO.PORQUE EU TINHA UMA OFICINA DE LIVRO EM INDAIATUBA,E ELA FECHOU EM RAZÃO DAS MESMAS RAZÕES DO FILME, E EU ME VI SEM O CHÃO,SEM MEU PÃO( O QUE NÃO É A HOIISTÓRIA DOIO FILME, PORQUE É UMA HISTÓRIA AMERICANA) E A MINHA BRASILEIRA ,É MENSAGEM PARA VOCÊ ,TEM UMA VERSÃO ANTERIOR BEM ANTIGA, MAS É UM DOS MEUS FILME FAVORITOS, O MAIS BELO DO MUNDO, E ESSA CENA DELA ENTRANDO NA LIVRARIA, A MEGA STORE, DO TAL CARA SOU EU VENDO MEU MUNDO DESABAR E SABER O QUANTO EU ERA BOA NO QUE EU FAZIA.NÃO FOI FÁCIL!
Olá! Meu nome é Caren, e estava a procura dos livros e do nome da autora que Meg Ryan cita no filme “Mensagem para você”, nem acredite que encontrei um texto tão rico e cheio de informações! Amei ler. Agora estou à procura dos livros para comprar. Muito obrigada!!!
Nossa, “Claudius”, que triste o que aconteceu com você… só quem passa sabe a dor de uma situação como essa. Tenho certeza de que já está muito bem agora…🙌🏻☺️