Novidades e prendas para o Natal

No Natal os brinquedos são o presente por excelência para os miúdos, rapazes e raparigas. Mas a partir de certa altura começam a interessar-se por outras coisas e os brinquedos ficam para segundo plano, ou deixam mesmo de fazer parte da lista. As consolas, os videojogos, os gadjets ganham um lugar de destaque nas preferências dos pré-adolescentes e adolescentes. Mas também se pode aproveitar um pouco da sua curiosidade sempre maleável para oferecer algo que salte fora da caixa e apele ao seu sentido mais prático e criativo ou sonhador, como um livro.

A primeira das minhas sugestões é um livro sobre ciência:

100porcentoLaboratorioCiencia

«Um livro para abordar as primeiras noções científicas de um modo concreto e lúdico através das 50 experiências propostas. Fáceis e divertidas, para fazer sozinho, com amigos ou em família, estas experiências relacionam-se com temas tão variados como a água, as plantas, os animais, o corpo humano, o espaço.» Mais aqui.

Quando era miúda adorava dinossauros, por isso se tem um petiz que adora animais pré-históricos, ele irá certamente delirar com este livro:

Tudooqueprecisassabersobredinossauros

 

«Esta é a enciclopédia que reúne, num único volume, tudo o que precisas de saber sobre dinossauros: espécies, características, habitats, alimentação. Mais de 500 ilustrações;  Organização por ordem cronológica e em cinco capítulos; Informações, factos surpreendentes, perguntas, vocabulário e atividades criativas.» Aqui.

A Porto Editora tem ainda uma coleção de clássicos de referência da literatura infantil que vale a pena explorar. Nela encontram-se histórias de Matilde Rosa Araújo, Manuel António Pina, Guerra Junqueiro, Eugénio de Andrade, Oscar Wilde. Ver aqui a coleção completa.

image

Passando então à literatura, da Civilização Editora chega-nos uma coleção de aventuras, da autora Helen Moss, comparada a Enid Blyton. Chama-se A Ilha da Aventura e cá já se encontra editado o segundo livro.

4493057_LC_3577_O-Misterio-das-Grutas-dos-Assobios_WEB

«Quando o Scott e o Jack Carter têm de ficar com a sua tia-avó durante o verão, preparam-se para as férias mais aborrecidas de sempre. Mas depois conhecem a Emily e o seu amoroso cão, o Drift. A Emily mostra-lhes o farol, o castelo – e as fantásticas grutas dos assobios. Segundo a lenda, quando as grutas pararem de assobiar, o castelo será atacado – e é exatamente isso que acontece! São roubados tesouros incalculáveis e a Emily e os rapazes estão determinados a investigar o caso. Como é que o tesouro foi roubado do castelo? Porque é que as grutas deixaram de assobiar? Será que os três amigos vão conseguir resolver o mistério a tempo de apanharem o ladrão? Esta é a primeira de uma nova séria de emocionantes aventuras – com muitos mistérios para descobrir!» Daqui.

 

A Arteplural, e num conceito que nos faz lembrar a saudosa coleção Aventuras Fantásticas, apresenta, por sua vez, Caçadores de Tesouros, de Ivan Babiano Nieto.

CaçadoresdeTesouros

«O teu tio arqueólogo propõe-te partires com ele este verão em busca de um tesouro, mas primeiro têm de perceber onde poderá ele estar: na selva mexicana ou numa mina em África? Nas galerias de uma pirâmide egípcia ou num vulcão em pleno Camboja? Se quiseres descobrir, faz a mala e embarca nesta viagem. O teu destino depende das tuas decisões. O caminho que escolheres poderá conduzir-te a um tesouro antigo, oculto durante séculos e que guarda segredos terríveis. Escala um vulcão na página 14 ou atravessa um lago cheio de crocodilos na página 22. Na pirâmide do Sol, escolhe entre a eterna juventude na página 12 ou a riqueza infinita na página 20. Detém sozinho os ladrões na página 63 ou com a ajuda de um elefante na página 107.» Aqui.

Em Jovens Heróis Extraordinários, de Michelle Roehm Mccann, da Sinais de Fogo, conhecem-se histórias reais de rapazes que se destacaram no mundo, vindos das mais variadas origens e meios sociais.

transferir (1)

 

«De Tutankamon a Nelson Mandela, de Mozart a Picasso, de Will Smith a Mark Zuckerberg ou Cristiano Ronaldo, todos realizaram feitos extraordinários com o seu talento, perseverança e desejo de mudança, permitindo-nos ver o mundo de forma diferente.» Não encontrei o livro no sítio da editora, pelo que remeto para aqui.

Diário de Sofia & C.ª aos 15 anos, de Luísa Ducla Soares, editado também pela Civilização, é um livro que poderá interessar aos jovens mais crescidos.

3348786_LC_3452_Diario de Sofia e Ca_WEB

Nesta história «Sofia (nome de código) é uma rapariga de 15 anos que recebe um diário como prenda de aniversário. “Que seca!”, pensa ela… Mas num dia de chuva em que não lhe apetece estudar, descobre o diário e resolve estreá-lo. Quem sabe se um dia não será uma pessoa famosa e o seu diário um tesouro valioso? Fica a conhecer o mundo de Sofia & C.ª – a sua família, colegas e amigos – e poderás descobrir que tens muito em comum com ela!» Mais aqui.

E, por fim, acabadinho de sair para os escaparates, o décimo quarto volume da coleção Os 7 Irmãos, de Maria João Lopo de Carvalho e Margarida Fonseca Santos, intitulado Mónica e Mariana – Irmãs e Rivais?.

500_9789897411052_os_7_irmaos_monica_e_mariana_irmas_e_rivais

«Aproxima-se o Natal, tempo de paz, tempo de família. Porém, é precisamente no Natal que a Mónica e a Mariana se zangam de verdade. O feitio tranquilo e alegre da Mónica não encaixa nada bem nas «marianices», por vezes umas a seguir às outras… Contudo, as “ideias geniais” da Mariana são tão imaginativas que nos põem a pensar: afinal, o que fazemos nós para tornar a vida da nossa vila e da nossa família mais bonita e solidária? E que tal se todos contribuíssemos com um pequeno gesto, um enfeite, um texto bonito num blogue, uma surpresa? Se querem ficar a saber de que modo a Mariana “acendeu” uma GRANDE luz de Natal em Vale de Nabais; se querem conhecer o novo vizinho que tanta tempestade causou nos corações “quase geométricos” das duas irmãs, leiam esta GRANDE história! GRANDE, sim, gigantesca! Mas nada que se compare à ideia da Mariana… Apostamos que a palavra “GRANDE” vos vais fazer abrir um GRANDE sorriso!!! Vamos a isso?» Para saber dar um saltinho aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s