De livro a filme em 2014

Há livros que mal acabamos de ler imaginamos como seria se fossem adaptados ao cinema. Este desejo de transpor para filme um texto é, por vezes, tão forte que gera enorme expectativa, embora na maioria das situações acabe em desilusão, porque a leitura é um ato pessoal e intransmissível e o «filme» que passa nas nossas cabeças enquanto lemos é sempre muito diferente do dos outros, pelo que a homogeneização que a obra acaba por sofrer dentro da grande máquina que é Hollywood, será sempre resultado da interpretação daqueles argumentistas, daqueles realizadores, daqueles produtores e que não é exatamente igual à nossa.

Assim, todos os anos estreiam-se uma série de filmes baseados em livros e 2014, claro, não é exceção. Aqui fica uma lista dos livros infantis, juvenis e, vá lá!, para os chamados «jovens adultos», que sofrerão uma transposição para o cinema. Não refiro A Rapariga que Roubava Livros, pois já mencionei o filme num artigo anterior.

 

divergente

Divergente, de Veronica Roth, com Shailene Woodley e Theo James como Tris e Tobias, respetivamente. Nos cinemas a 21 de março.

culpadasestrelas

A Culpa é das Estrelas, de John Green, também com Shailene Woodley, e com Ansel Elgort nos principais papéis. Estreia a 6 de junho.

giver

The Giver – O Dador de Memórias, de Lois Lowry, com Brenton Thwaites no papel de Jonas, e atores como Jeff Bridges, Meryl Streep e a cantora Taylor Swift. Estreia prevista para 15 de agosto.

seficar

Se Eu Ficar, de Gayle Forman, com Chloë Moretz como Mia. Estreia prevista para 22 de agosto.

maze

Maze Runner, de James Dashner. Estreia marcada para 19 de setembro.

Here-Monsters-Alan-Snow

Here Be Monsters!, de Alan Snow, será adaptado a animação com o título The Boxtrolls, com vozes de Ben Kingsley, Toni Collette, Elle Fanning e Tracy Morgan. Nos cinemas a partir de 26 de setembro.

Revolta

A Revolta, de Suzanne Collins, com Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson a regressarem aos papéis de Katniss Everdeen e Peeta Mellark, respetivamente, naquela que será a primeira parte do último volume da trilogia Hunger Games – Jogos da Fome. Estreia a 21 de novembro.

hobbit

O Hobbit, de J.R.R. Tolkien. Terceira e última parte da trilogia e que se chamará There and Back Again. Nos cinemas a partir de 17 de dezembro.

Boas leituras e bom cinema em 2014!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.