Podem os livros para crianças e jovens conter «palavrões»?

Um livro para «jovens adultos» editado recentemente na Inglaterra, intitulado When Mr. Dog Bites, de Brian Conaghan, um escocês radicado em Dublin, está a causar polémica pela sua linguagem considerada inapropriada. Ao que parece o texto contém muitos palavrões. Tal facto tem uma razão de ser: é que o protagonista da história, um rapaz de dezasseis anos, Dylan Mint, padece da síndrome de Tourette, uma desordem neurológica caracterizada por tiques, espasmos e vocalizações incontroláveis.
Em plena adolescência, Dylan vive uma batalha constante na tentativa de controlar os seus impulsos, mas quando descobre que lhe resta muito pouco tempo de vida, resolve fazer uma lista das coisas que quer fazer antes de morrer, envolvendo-se numa série de atribulações.
A questão que este livro está a levantar junto dos críticos é que a editora parece estar a promover o livro pelo facto de conter muitos palavrões. Além disso, questionam-se se seria realmente necessário e apropriado o texto estar tão pejado de obscenidades. Por outro lado, admitem que a história não é sensacionalista, mas provocante. Os artigos que debatem esta questão encontram-se aqui e aqui.

9781408842539

Anúncios

One thought on “Podem os livros para crianças e jovens conter «palavrões»?

  1. Reli recentemente parte da coleção do Triângulo Jota e apercebi-me de que contém alguns palavrões suaves, aqueles que facilmente saem no dia-a-dia aos jovens adolescentes. Mas o que mais gostei, foi que esse tipo de linguagem só começa a aparecer para aí no livro 5 ou 6, depois de as personagens (e os leitores) já terem crescido um pouco. Gostei dessa sensibilidade por parte do autor: no primeiro livro, com 13 anos, os protagonistas não usam esse tipo de linguagem, mas no quinto livro, com 15, já é mais “normal”.
    Por norma não sou apreciadora de palavrões nos livros, mas às vezes é preciso não ter medo de usar as palavras, mesmo que elas sejam mais fortes, mais obscenas. Depende da situação, do autor e, principalmente, do público!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s