Para aqueles leitores mais relutantes, as novelas gráficas podem ser um excelente meio de os convencer que ler é divertido. Se se souber procurar e escolher. Em Portugal não há muitas em português. Mas alguns podem ser encontrados numa lista que elaborei há tempos aqui.
Entretanto a YALSA (Young Adult Library Association) continua a divulgar as listas dos dez melhores livros de diversas categorias para adolescentes nos EUA. Desta vez a lista é de novelas gráficas. Aqui ficam algumas das obras destacadas:
Will & Whit, de Laura Lee Gulledge
Wilhelmina “Will” Huxstep é muito criativa e debate-se com uma tragédia que se abateu sobre a família. Gosta de construir candeeiros invulgares que a ajudam a enfrentar o seu medo do escuro. No final de um verão na cidade onde vive, nas montanhas, sonha com aventuras com os seus amigos igualmente criativos. Mal sabe ela que o seu sonho será concretizado sob a forma de um carnaval de artes e de um apagão que a forçará a lidar com o seu medo do escuro.
Dogs of War, Sheila Keenan e Nathan Fox
Dogs of War conta as histórias dos heróis caninos que serviram na Primeira e da Segunda Guerras Mundiais e na Guerra do Vietname.
Nothing Can Possibly Go Wrong, Prudence Shen e Faith Erin Hicks
Nate e Charlie não eram para ser amigos. Charlie é capitão da equipa de basquetebol e Nate é o neurótico presidente do clube de robótica. Mas a verdade é que são amigos. Pelo menos até Nate declarar guerra contra as chefes de claque. O que está em causa é o financiamento de uma competição de robótica ou de novos uniformes para as claques e não há dinheiro para os dois. Tudo vale para conseguir esse dinheiro e por isso nada pode correr mal!
A lista completa dos dez melhores encontra-se aqui.