Quando se descobre que uma criança tem de usar óculos é sempre ou quase sempre uma complicação, porque não gostam, porque estão sempre a tirá-los, porque os deixam em todo o lado e podem partir-se. Os adolescentes, se não os usam desde pequenos, resistem ainda mais por uma questão de estética, porque lhes estraga a imagem, entre outras razões. Inspirada por um artigo em que perguntavam que livros haveria que ajudassem as crianças a sentirem-se bem com os seus óculos, fiz uma pesquisa de livros editados em Portugal que poderão cumprir esse objetivo.
Começamos pelos livros infantis, como por exemplo Uns Óculos para a Rita, de Luísa Ducla Soares, da Civilização; Não Quero Usar Óculos, de Carla Maia de Almeida, Caminho; e A Glória detesta usar óculos, de Didier Dufresne e Agathe Hennig, Zero a Oito.
Para os mais crescidos, temos como personagens arrojadas no uso de óculos o Pedro, da série Uma Aventura, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; o Manuel, da série Os 7 Irmãos, de Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho; e, claro, Harry Potter, o famoso feiticeiro com cicatriz na testa em forma de raio, e óculos redondos sobre o nariz, de J.K. Rowling.
Haverá, com certeza, muitos outros. Ficam as sugestões!