«Harriet the Spy» celebra 50 anos

9780440416791_custom-6fab7ad5758e13ecb01abb4c3c920e0ac9f83db3-s6-c30
Harriet the Spy
é um clássico da literatura juvenil americana, escrito por Louise Fitzhugh, e publicado pela primeira vez em 1964. Que tenha conhecimento, nunca foi editado em Portugal, o que é uma pena, pois a protagonista da história, Harriet M. Welsch, tem onze anos, vive em Nova Iorque, e é uma aspirante a escritora.
Muito atenta ao mundo onde vive, Harriet é encorajada pela ama, Ole Golly, a escrever tudo aquilo que observa. Harriet passa a espiar os amigos, os colegas e os vizinhos, anotando todas as suas observações num bloco de notas. Um dia ela perde o bloco durante um jogo, os colegas apanham-no e ficam muito zangados ao descobrirem o que ela escreveu sobre eles. Harriet vê-se de um momento para o outro sozinha e transforma-se num alvo a abater pelos colegas que se juntam para lhe fazer a vida difícil. Harriet planeia vingar-se de todos aqueles que lhe pregaram partidas, mas no processo piora ainda mais a sua situação e isso reflete-se também nas notas da escola. Como poderá Harriet redimir-se, recuperar as amizades perdidas e reencontrar-se como aspirante a escritora? A ama, que entretanto casou e saiu de casa, dá-lhe a resposta, mas não será nada fácil fazer o que ela sugere.
A obra recebeu vários prémios pela forma realista e cheia de significado com que são retratados os problemas de uma rapariga citadina da época.  A autora faleceu em 1974, com cinco obras publicadas durante a vida (uma das quais a sequela de Harriet the Spy), e mais quatro postumamente.
Em 1996, Harriet the Spy foi adaptado ao cinema pela Nickelodeon. Este ano celebra 50 anos desde que foi editado.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s