Odette de Saint-Maurice e a Saga da Família Macedo

1507-1 (1) 9789898452344 9789898452351

Odette de Saint-Maurice é nome estrangeiro, mas era de uma portuguesa de gema. Odette Passos y Ortega Más de Saint-Maurice nasceu a 12 de novembro de 1918, em Lisboa, e ficou conhecida como autora de uma coleção juvenil muito popular entre as décadas de 1950 e 1970 – a Saga da Família Macedo –, e que conta com 25 volumes. A editora Clube do Autor tem estado a publicar esta coleção.
Odette demonstrou logo em criança o seu talento para a escrita ao publicar um conto de sua autoria num jornal da época ainda não tinha dez anos, segundo descreve a biografia no sítio da editora. Aos dezoito anos, Odette publicou O Canto da Mocidade, o seu primeiro livro, e recebeu grandes elogios da imprensa da época, na ditadura do Estado Novo. A autora trabalhou também na Emissora Nacional, como produtora de programas juvenis e de folhetins radiofónicos. Faleceu a 5 de janeiro de 1993. No Campo Grande, em Lisboa, há uma rua com o seu nome.
Uma autora desconhecida das gerações mais novas e que adiciono à lista de autores portugueses de literatura juvenil.
Para conhecerem os volumes já publicados, não deixem de ir aqui.

Atualização: deixo também aqui uma ligação a um artigo de Carla Maia de Almeida sobre Odette e o contexto histórico em que os seus livros se inserem, e onde encontrão, na secção de comentários, a minha resposta (logo que seja aprovada a sua publicação) às afirmações da autora no primeiro parágrafo do artigo.

Odette-friso-420x300

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s