Odette de Saint-Maurice é nome estrangeiro, mas era de uma portuguesa de gema. Odette Passos y Ortega Más de Saint-Maurice nasceu a 12 de novembro de 1918, em Lisboa, e ficou conhecida como autora de uma coleção juvenil muito popular entre as décadas de 1950 e 1970 – a Saga da Família Macedo –, e que conta com 25 volumes. A editora Clube do Autor tem estado a publicar esta coleção.
Odette demonstrou logo em criança o seu talento para a escrita ao publicar um conto de sua autoria num jornal da época ainda não tinha dez anos, segundo descreve a biografia no sítio da editora. Aos dezoito anos, Odette publicou O Canto da Mocidade, o seu primeiro livro, e recebeu grandes elogios da imprensa da época, na ditadura do Estado Novo. A autora trabalhou também na Emissora Nacional, como produtora de programas juvenis e de folhetins radiofónicos. Faleceu a 5 de janeiro de 1993. No Campo Grande, em Lisboa, há uma rua com o seu nome.
Uma autora desconhecida das gerações mais novas e que adiciono à lista de autores portugueses de literatura juvenil.
Para conhecerem os volumes já publicados, não deixem de ir aqui.
Atualização: deixo também aqui uma ligação a um artigo de Carla Maia de Almeida sobre Odette e o contexto histórico em que os seus livros se inserem, e onde encontrão, na secção de comentários, a minha resposta (logo que seja aprovada a sua publicação) às afirmações da autora no primeiro parágrafo do artigo.