15 livros para «Jovens Adultos» fartos de distopias

Na sequência da Feira do Livro de Bolonha, e deste artigo em que refiro o crescimento do interesse dos leitores e naturalmente dos editores pelo realismo contemporâneo, deparei com um artigo num sítio francês em que aconselhavam quinze livros para os leitores jeunes adultes cansados de ler histórias distópicas.
Entre títulos de John Green, recomendam O Estranho Caso do Cão Morto, de Mark Haddon, e que fez grande sucesso há uns anos, editado cá pela Editorial Presença. O protagonista da história, Christopher, tem quinze anos e é autista. Vive perdido no seu próprio mundo até que encontra o cão da sua vizinha morto, com uma forquilha atravessada, e se lança numa investigação para descobrir quem cometeu um ato tão atroz. (Outro livro com um protagonista que sofre de uma forma de autismo é o Marcelo no Mundo Real, sobre o qual já aqui falei neste blogue).  O artigo recomenda um título que infelizmente não está editado em Portugal, o Absolutely True Diary Of A Part-Time Indian, de Sherman Alexie, sobre um jovem índio que deixa a escola da Reserva onde vive para frequentar uma escola só de brancos. Eleanor & Park, de Rainbow Rowell, é outro livro recomendado. Continua com livros de Daniel Handler, Why We Broke Up; de Siobhan Vivian, The List;de Louise Rennison, que tem alguns livros publicados cá pela Editorial Presença na coleção O Clube das Amigas; de RJ Palacio, Wonder, editado pela ASA, com o título Milagre; de Robyn Schneider, Severed Heads, Broken Hearts, sobre um rapaz popular que um dia se vê sentado à mesa dos chamados «losers»; e por fim, de Jay Asher, Por Treze Razões, cuja edição da Editorial Presença se encontra esgotada em Portugal.
Há ainda o The Perks of Being a Wallflower, de Stephen Chbosky, que jurava já ter sido publicado em Portugal, mas não encontro a versão portuguesa. E haverá muitos outros, mas ficam alguns títulos para quem está farto de ler histórias pós-apocalípticas.

parttimeindian (2) o-estranho-caso-do-cao-morto 500_9789895579655_Milagre

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s