Quem é Lemony Snicket? A verdadeira identidade do autor dos «terríveis» livros de «Uma Série de Desgraças» foi para mim um mistério durante anos. A sua biografia era no mínimo intrigante: «Limony Snicket nasceu antes de ti e é provável que morra antes de ti também», é desta forma vaga que é introduzido. Mas continua «a sua família tem raízes numa parte do país que está agora debaixo de água e a sua infância foi passada no relativo esplendor da Quinta Snicket que entretanto já foi uma fábrica, uma fortaleza e uma farmácia e é agora novamente a quinta de alguém».
Quem é, afinal de contas, Lemony Snicket? Se preferem não saber, então aconselho a continuarem o vosso passeio por outros sítios da internet. Aproveitem agora.
Na verdade Lemony Snicket é um pseudónimo. O escritor por detrás dele é Daniel Handler, um autor americano nascido em São Francisco em 1970, filho de uma cantora de ópera e de um contabilista. Antes de publicar sob o psedónimo de Lemony Snicket, editou quatro livros sob o seu nome verdadeiro, um deles rejeitado 37 vezes antes de ser finalmente aceite para publicação. O título desse livro é The Basic Eight, lançado em 1998, e conta-nos as vivências de uma adolescente e dos seus sete amigos no último ano do secundário. O tom mordaz e sombrio da história terá dificultado a aceitação por parte das editoras. O seu mais recente livro, Why We Broke Up, foi distinguido com o prémio honorário Michael L. Printz, em 2012. Mas a sua obra mais prolífica é, sem sombra de dúvida, aquela que produziu como Lemony Snicket, com treze volumes, e agora com mais três na nova série – supostamente uma prequela de « Uma Série de Desgraças» –, «All The Wrong Questions».
E aqui está desvendado o mistério para quem não conhecia. Se estiverem curiosos em saber que lições de vida tem ele para nos dar então espreitem aqui.