Livros que estão a dar que falar

bookbuzz_09042014

A partir de hoje e tentativamente à quarta-feira publicarei a rubrica «BookBuzz», sobre livros que estão a dar que falar lá fora e cá dentro. A imagem de topo é da capa de Rooftoppers.

Rooftoppers, de Katherine Rundell

edb300c77826cc8791e44ebc2c3131ca

Katherine Rundell foi recentemente galardoada com o Waterstones Children’s Book Prize 2014, pelo livro Rooftoppers, que também recebeu nomeações para inúmeros outros prémios. A história segue as aventuras de Sophie que terá perdido a mãe num naufrágio, mas ela acredita que a mãe ainda está viva e foge das autoridades para procurá-la em Paris com a ajuda do amigo Matteo e de um grupo de «salteadores de telhados», crianças que vivem na rua. Artigo sobre o livro no The Telegraph.

Convergente, de Veronica Roth

Convergente
Chegou agora a Portugal, através da Porto Editora, o terceiro livro da série Divergente, e já anda pelos tops nacionais, graças à estreia do filme baseado no primeiro volume. As filmagens de Insurgente, o segundo da série, estão em fase de preparação e o filme tem estreia prevista para março de 2015. Comparado a Jogos da Fome, Veronica Roth concentra a sua história numa Chicago pós-apocalíptica e cuja sociedade se divide em cinco fações. Neste último livro da saga «a nova realidade de Tris é ainda mais assustadora do que a que deixou para trás. As descobertas recentes revelam-se vazias de sentido, e a angústia que geram altera as vontades daqueles que mais ama. Uma vez mais, Tris tem de lutar para compreender as complexidades da natureza humana ao mesmo tempo que enfrenta escolhas impossíveis de coragem, lealdade, sacrifício e amor. Alternando as perspetivas de Tris e Quatro, Convergente, encerra de forma poderosa a série que cativou milhões de leitores em todo o mundo, revelando por fim os segredos do universo Divergente

Half Bad – Entre o Bem e o Mal, de Sally Green

halfbad
Muito falado nos últimos tempos, devido à competição que houve entre editoras para comprar os direitos de publicação, e já editado em Portugal pela Editorial Presença, este Half Bad traz de novo o tema das bruxas e da feitiçaria à literatura para crianças e jovens. A sinopse conta-nos que «na Inglaterra dos nossos dias, bruxos e humanos vivem aparentemente integrados. Na realidade, os bruxos têm a sua própria sociedade secreta, as suas regras e a sua guerra, que divide os Bruxos Brancos, considerados «bons», e os Bruxos Negros, odiados e perseguidos pelos Brancos. O herói, Nathan, é filho de uma Bruxa Branca e de um Bruxo Negro e, portanto, considerado perigoso. Nathan é constantemente vigiado pelo Conselho dos Bruxos Brancos desde que nasceu e aos 16 anos é encarcerado e treinado para matar. Mas Nathan sabe que tem de fugir antes de completar 17 anos e a sua determinação é inabalável. Este é o romance de estreia de Sally Green e o primeiro volume de uma nova trilogia do género fantástico».

Fangirl, de Rainbow Rowell

16068905

Rainbow Rowell é a autora best-seller de Eleanor & Park, um romance YA nomeado para diversos prémios. Na onda ascendente do realismo contemporâneo surge-nos este Fangirl, saído em setembro do ano passado. Conta a história de Cath, uma fã obcecada por uma série tipo Harry Potter, chamada Simon Snow. Ela escreve fanfiction com base nas suas personagens favoritas, participa em todos os fóruns sobre os livros, e é a primeira na fila para as estreias de todos os filmes baseados na série . A sua obsessão é partilhada pela irmã gémea Wren até ao dia em que vão para a faculdade e Wren decide que quer ter uma vida separada da irmã. Cath vê-se assim, de repente, por sua conta, e não sabe o que fazer. Mais sobre este livro aqui.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s