Sue Townsend, autora dos diários de Adrian Mole, faleceu na passada sexta-feira, com 68 anos. «O primeiro livro da série, O Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4, foi publicado em 1982. Sue Townsend inspirou-se nos seus filhos e na escola que eles frequentavam para escrever este livro. O protagonista era um adolescente com 13 anos e 3/4 que se debatia com os problemas comuns nos rapazes da sua idade – as discussões com os pais, as borbulhas, a escola, a paixão pela sua amiga Pandora, o divórcio dos pais – e ainda com os problemas sociais da Inglaterra dos anos de Thatcher. Os pais pertenciam à classe média, educada e de esquerda, e as questões políticas estão muito presentes. Mas tudo é visto do ponto de vista de Adrian e com muito humor.», escreve o Diário de Notícias.
Ao todo, a autora escreveu oito volumes sobre Adrian Mole, o últimos dos quais publicado em 2009. Mais sobre esta série aqui.
Tenho as edições da Difel, adquiridos na minha adolescência. São dos poucos livros que li nessa época, mas que ficaram comigo até hoje. Foram reeditados recentemente pela Editorial Presença.