O 25 de abril contado às crianças

Nasci quase oito anos depois do 25 de abril, portanto não sei como foi viver durante a ditadura, por mais livros que se leiam, por mais histórias que se oiçam, por mais que nos digam, a nós, geração apelidada de «rasca» e «à rasca», e às crianças que ainda são pequenas e cuja geração se encontra para já livre de apelidos. Porque não vivemos a ditadura na pele, na carne, nos ossos. Vivemos este «regime» que se arrisca a levar-nos a pele, a carne e os ossos. Contudo, é sempre importante conhecer, nem que seja pelos valores, os princípios sobre os quais assentou a revolução dos cravos, a luta pela liberdade, como tudo aconteceu e como podemos atualmente fazer uma revolução diferente, mas com base nesses mesmos valores e princípios. Aqui ficam algumas sugestões de livros para que a partilha desta data importante ganhe algum significado para as gerações mais novas.

o 25 de Abril contados às crianças
A editora Clube do Autor reeditou recentemente o livro O 25 de abril contado às crianças… e aos Outros, de José Jorge Letria, com ilustrações de João Abel Manta, que pais e filhos poderão ler juntos neste dia em que se celebram os quarenta anos da revolução.

1507-1 (2)

25 de Abrir, O Abril que nos fez, da Verbo, com texto de Alexandre Honrado e ilustrações de Maria João Lopes, é outra novidade que nos conta como foi «a revolução em que as flores foram mais fortes que toda a força do Mundo».

zeca
Em Um Menino Chamado Zeca, José Jorge Letria conta-nos a história de Zeca Afonso, o autor e cantor de «Grândola, Vila Morena», a canção que viria a ser uma das senhas musicais da Revolução. Uma edição da Oficina do Livro, com ilustrações de Miguel Gabriel.

500_9789722125468_vinte_cinco_e_sete_vozes

Uma última sugestão é da autoria de Alice Vieira, Vinte Cinco a Sete Vozes, da Caminho, em que se tenta explicar o que aconteceu no dia 25 de abril de 1974 às crianças para quem esta data não passa de mais um feriado como tantos outros.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s