Histórias de detetives para crianças

Li num artigo que a procura de histórias de detetives está a crescer e a superar as que se centram no paranormal, talvez por desgaste do tema e por os livros que envolvem enigmas e puzzles serem sempre uma boa alternativa para exercitar a imaginação. Aqui ficam algumas sugestões de livros de detetives para miúdos que gostam de resolver mistérios.

9789897072239

O Diário de Lisa Bum, de Emily Gale, Booksmile

O Diário de Lisa Bum – Agente Secreta em Ação, conta também com um outro volume, Aventura Explosiva, e segue as aventuras de uma rapariga aspirante a agente secreta.
«A Lisa Bum está numa missão secreta. A nova vizinha do lado, a D. Maria Gentil, tem uma cadela por quem o seu cão, o Einstein, se apaixona. A Lisa começa então a aperceber-se de algumas situações muito estranhas: bolos deliciosos que vão parar ao caixote do lixo, barulhos esquisitos que saem do interior da casa e muitos comportamentos invulgares. Tudo parece altamente suspeito. Será a vizinha do lado uma pessoa de confiança? Conseguirá a Lisa descobrir toda a verdade com a TUA ajuda?»

Dá Conta do Recado

O Detective Maravilhas, de Maria do Rosário Pedreira, Verbo

Trata-se de uma série com dezanove volumes, publicada pela Verbo e escrita pela autora e editora Maria do Rosário Pedreira. «Em cada uma das aventuras do Detective Maravilhas é focado um problema pertinente da nossa sociedade: droga, racismo, violência doméstica, entre outros. Os protagonistas são Rui, Maria e Alexandre e vivem num pacato bairro típico da capital, onde toda a gente se conhece: uma pequena “aldeia” plantada no centro de Lisboa.» A série foi adaptada à televisão em 2007 e transmitida na TVI.

Rico

Rico, Oskar e as Sombras Escuras, Andreas Steinhöfel, Editorial Presença

«Não haverá certamente detetive mais improvável do que Rico, um rapaz de oito anos que sofre de um ligeiro autismo. Rico tem algumas dificuldades de aprendizagem e não consegue distinguir a esquerda e a direita, mas é um génio no que toca a reparar em pormenores que mais ninguém vê. Um dia, Rico conhece Oskar e rapidamente os dois se tornam amigos. Oskar é superinteligente, mas precisa da ajuda de Rico para ultrapassar os seus maiores medos. E, quando desaparece subitamente e se descobre que foi vítima do raptor que anda a levar as crianças da cidade, ambos vão ter de se tornar dois aventureiros destemidos e desvendar este mistério com muito humor e astúcia.»

esqueleto (1)
O Detetive Esqueleto, de Derek Landy, Porto Editora

Este livro é uma mistura de paranormal com histórias de detetives. «Gordon, o tio de Stephanie escrevia contos de terror. Pelo menos era isso que ela pensava… até ele morrer e lhe deixar toda a sua fortuna. É então que ela descobre que os livros dele são de terror, sim, mas as histórias não são propriamente inventadas! Vendo-se mergulhada num assustado mundo de vampiros, vilãos demoníacos e Homens-Ocos, Stephanie consegue a mais improvável das ajudas: Skulduggery Pleasant, o sarcástico esqueleto de um defunto mágico. Quando a coisa dá realmente para o torto, ainda bem que Stephanie não é a típica e habitual miúda de doze anos – e ainda bem que Skulduggery já morreu! Será que o Mal vai vencer? Conseguirão Stephanie e Skulduggery deixar de implicar um com o outro o tempo suficiente para salvar o mundo? Uma coisa é certa: os maus nem sabem o que os espera!» Foi eleito Melhor Livro para Jovens Adultos pela American Library Association.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s