Passados 100 anos da Primeira Grande Guerra, são muitos os eventos que assinalam a data com diversas iniciativas para que a memória não se perca e a história não se repita. Como explicar ou como transmitir às crianças que esta guerra aconteceu? Que livros poderão despertar o interesse dos jovens para a história da Grande Guerra. Que literatura haverá disponível? Aqui ficam alguns títulos que poderão dar uma ajuda.
Cavalo de Guerra, de Michael Morpurgo, Suma de Letras
«Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3.º ciclo, destinado a leitura autónoma. Inglaterra, 1914: Numa pequena quinta, forma-se uma bonita amizade entre Albert e um cavalo chamado Joey.
O pequeno Albert fica destroçado quando, no início da I Guerra Mundial, o pai vende Joey ao exército para combater na guerra. Albert não consegue deixar de pensar nos perigos que o amigo corre na frente de batalha, mas ficaria muito orgulhoso se soubesse quão corajoso e leal se revela o seu querido Joey.
Como cavalo de guerra, Joey conhece o pior e o melhor de que a humanidade é capaz: a destruição da guerra, mas acima de tudo a beleza da paz. A valentia do cavalo toca o coração dos soldados à sua volta, mas o seu próprio coração não esquece o jovem Albert, a quem espera rever um dia. Será a amizade entre Albert e Joey capaz de sobreviver à guerra?»
A Terrível Primeira Guerra, de Terry Deary, Europa-América
«Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projectos relacionados com História Universal nos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade. A Terrível Primeira Guerra (Mundial) conta-te os pormenores medonhos da horrível guerra que afectou toda a gente, desde os manifestantes que queriam a paz (e que lutaram ainda antes de as batalhas começarem), aos soldados que sofreram nas trincheiras lamacentas e sangrentas. Queres saber:- O que o «Rei da Gordura» fazia com restos de comida e cavalos mortos?- Como cheirar a tua própria urina te podia salvar a vida durante um ataque com gás?- Por que é que um par de meias velhas denunciou segredos militares alemães? Lê este livro para descobrires versos marados e canções tristes, regras absurdas e superstições sinistras. »
Leviatã, Scott Westerfeld, Booksmile
«É o início da I Guerra Mundial, mas num mundo alternativo de que nunca ouviste falar. Os Germânicos lutam com máquinas de ferro a vapor carregadas de armas. Os Britânicos lutam com bestas darwinistas resultantes do cruzamento de vários animais. Alek é um príncipe germânico em fuga. A única máquina de guerra que possui é um Marchador, com uma tripulação que lhe é leal. Deryn é do povo, uma britânica disfarçada de rapaz que se alista para lutar pela sua causa – enquanto tem de proteger o seu segredo a todo o custo. No decorrer da guerra, os caminhos de Alek e Deryn acabam por se cruzar a bordo do Leviatã, uma baleia-dirigível e o animal mais imponente das forças britânicas. São inimigos com tudo a perder, mas na verdade estão destinados a viver juntos uma aventura que vai mudar a vida de ambos para sempre.»