Walter Dean Myers é um autor afro-americano de literatura para a infância e a juventude. Não é conhecido do público leitor português, mas é um autor importante que trabalhou muito pela literacia, pela educação e pela promoção da diversidade na literatura.
Nascido em 1937, no estado da Virgínia, nos EUA, foi criado pela mãe adotiva no Harlem, em Nova Iorque. Sofrendo de um problema de fala, Myers cedo se dedicou à leitura e à escrita, nomeadamente de poesia. Aos dezassete anos foi para o exército. Myers nunca deixou de escrever. Publicou o seu primeiro livro, The Life of a Harlem Man, em 1968, e desde então publicou mais de cem livros, incluindo contos ilustrados e não-ficção. Galardoado com inúmeros prémios de literatura infantil e juvenil, Walter Dean Myers esteve nomeado para o prémio Hans Christian Andersen, em 2010.
Faleceu a 1 de julho e deixa um legado significativo para a literatura infantil e juvenil mundial. Algumas das suas obras mais importantes são Monster, com que ganhou o prémio Michael L. Printz, destinado a obras para jovens adultos, e Lockdown, sobre um adolescente de catorze anos, detido numa casa de correção por roubo e tráfico.
Mais sobre o autor e a sua obra aqui.