O comité da Biblioteca Nacional da Singapura anunciou recentemente que irá retirar das suas prateleiras três livros infantis. A decisão está relacionada com o facto de esses livros contarem histórias de famílias constituídas por casais homossexuais. Na Singapura são proibidas relações entre pessoas do mesmo sexo.
Uma das obras censuradas, And Tango Makes Three, foi inspirada na história real de dois pinguins machos que criaram juntos uma cria no Zoo do Central Park, em Nova Iorque. O segundo livro intitula-se The White Swan Express: A Story About Adoption, que conta a história de um casal de lésbicas em processo de decisão de adotar uma criança. O último livro que a Biblioteca anunciou retirar é Who’s In My Family: All About Our Families, em que são mostrados os diferentes tipos de famílias não tradicionais que podem existir.
Mal se soube da decisão, os ativistas pelos direitos dos homossexuais manifestaram o seu descontentamento por esta atitude. Kirpal Sing, professor de literatura inglesa na Universidade de Singapura declarou ao jornal Times que a decisão de retirar os livros representava um «infeliz retrocesso».
O artigo completo pode ser lido aqui.