As aventuras do urso que nasceu no Peru

paddington2 paddington1

Chama-se Paddington, é um urso, usa um chapéu velho, um casaco de lã e adora doce de laranja. Vindo dos confins do Peru, é encontrado numa estação de comboios em Londres, onde acaba por ser adotado pelo casal Mr. e Mrs. Brown, passando o seu nome a ser de então em diante, Paddington Brown.

Este pequeno urso adorável e muito educado é criação de Michael Bond, autor inglês de livros infantis e juvenis. O primeiro volume foi publicado em 1958 e até à data já foram publicado 26 livros.

A história foi inspirada num urso de peluche que o autor encontrou numa prateleira de uma loja perto de Paddington Station, na véspera de Natal de 1956. Ele decidiu então comprar o ursinho para oferecer à mulher. Em dez dias, Bond escreveu o primeiro livro.

Em 1972, surgiu o urso de peluche Paddington, desenhado por Shirley e Eddie Clarkson, manufaturado na cozinha de sua casa, onde davam vida a um pequeno negócio. O peluche, calçado com botinhas da Dunlop, fez um sucesso de tal forma grande, com encomendas de todo o mundo, que Shirley e Eddie não tiveram mãos a medir para produzir os bonecos em quantidade suficiente para satisfazer os pedidos. As coisas depressa começaram a correr mal, com produções defeituosas, má gestão, problemas legais, entre outros azares, mas o ursinho Paddington acabou por se tornar um ícone entre os brinquedos mais queridos das crianças.

2006AY2466_jpg_ds

A Editorial Presença lançou dois volumes em Portugal: O Regresso de Paddington, história comemorativa dos cinquenta anos da publicação do primeiro livro, que a editora publicou recentemente com o título Um Urso Chamado Paddington – Aventuras do urso que nasceu no Peru, com ilustrações originais de Peggy Fortnum.

paddingtonfilme

Paddington foi adaptado a série de televisão em 1975, em 1989, e mais recentemente em 2008. Em dezembro estreará a primeira adaptação ao cinema, pelo produtor de Harry Potter, David Heyman, realizado por Paul King, e com atores como Hugh Bonneville (Downton Abbey), Sally Hawkins, Julie Walters e Peter Capaldi nos principais papéis. A voz de Paddington será a do ator Ben Whishaw, que participou em filmes como Skyfall e Cloud Atlas.

Para saber mais sobre os livros pode ir aqui. A página oficial do filme encontra-se aqui.

Advertisements

One thought on “As aventuras do urso que nasceu no Peru

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s