Veem aí dois filmes sobre a vida de Tolkien

J R R Tolkien
J.R.R. Tolkien teve uma vida relativamente pacífica. Casou-se com o seu primeiro e grande amor, Edith Mary Bratt, não sem sobressaltos, pois Edith era mais velha do que ele três anos e era protestante ao passo que ele era católico. Teve uma breve participação na Primeira Guerra Mundial, mas devido a diversos problemas de saúde foi considerado inapto para servir na frente, onde perdeu quase todos os seus amigos da escola. Formado em Língua e Literatura Inglesa, após a guerra, Tolkien começou a trabalhar no Oxford English Dictionary. Pouco depois, em 1920, tornou-se no professor mais novo a dar aulas na Universidade de Leeds. Em 1925, regressou a Oxford para leccionar em Pembroke. Na Segunda Guerra Mundial chegou a ser convidado para servir no departamento de criptografia e recebeu formação na área, mas os seus serviços acabaram por não ser necessários, pelo que regressou a Oxford onde permaneceu até à reforma, após o que se mudou para Bournemouth, no sudoeste da Inglaterra. Edith faleceu em 1971 aos 82 anos e Tolkien seguiu-a vinte e um meses depois. O casal encontra-se enterrado no Wolvercote Cemetery, em Oxford.

Uma biografia mais completa do autor pode ser encontrada aqui.

tolkien_lewis
Tolkien e C.S. Lewis, criador da saga As Crónicas de Nárnia, foram grandes amigos. Juntos animaram um clube informal, os Inklings, com outros colegas da Universidade de Oxford, em que se discutia o amor pela escrita de fantasia. C.S. Lewis, que era ateu, converteu-se ao cristianismo, após uma conversa com Tolkien e outro amigo, Hugo Dyson, que lhe terá ajudado a restaurar a fé em Deus. Para desapontamento de Tolkien, porém, Lewis juntou-se à Igreja Anglicana e não à Católica.

MV5BMTkxNDQ0MjQ3OV5BMl5BanBnXkFtZTgwNDE1NTE1MDE@._V1__SX1303_SY591_

Este poderá ser o mote de um dos filmes que estão anunciados sobre a vida de Tolkien. O primeiro, já em preparação, chama-se Tolkien & Lewis, será realizado por Simon West, e narrará a história da amizade entre os dois autores e de como dela nasceram duas grandes obras da literatura inglesa e mundial, O Senhor dos Anéis e As Crónicas de Nárnia. O segundo filme, produzido pela Fox Searchlight, acompanhará a vida inteira do autor, desde a breve infância vivida na África do Sul, à adolescência, ao seu tempo de serviço na Primeira Guerra e depois como professor universitário, enquanto escrevia O Senhor dos Anéis. Não há para já datas de estreia, mas prevê-se que Tolkien & Lewis se estreie nos cinemas em meados de 2015.

A notícia é daqui.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s