Leituras no regresso às aulas

por Alexandra Martins

Setembro é mês de regressar às aulas, à rotina diária da escola e aos TPC. No meio de tudo, o tempo para a leitura pode ser reduzido e a vontade de pegar nos livros pode ser substituída por outras distrações. Para manter o interesse dos mais novos, os pais podem optar por adequar as leituras à realidade que os seus filhos estão a viver – se em tempo de férias abundam os livros de aventuras, de natureza e liberdade, em tempo de regresso às aulas, os livros cujas histórias se passam no universo escolar podem ser uma boa opção.
Com isto em mente, partilhamos algumas sugestões de livros que farão as delícias dos miúdos e também dos graúdos.

Infantil:
6105096831_3be918b362_oO Primeiro Dia de Escola, de António Mota (Edições Asa)

«É uma viagem ao início de uma etapa singular na vida de qualquer criança. É a entrada para um mundo novo e diferente, com experiências e vivências tão fortes que nunca mais serão esquecidas. Uma história contada por três gerações: netos, pais e avós.»

Anita Vai as Aulas, de Gilbert Delahaye, Marcel Marlier (PI)

«Há cinquenta anos que os livros da Anita fazem parte das prateleiras das casas de todas as crianças portuguesas. Não há Avó que não se lembre da Anita, como não há neta que não deseje ler as histórias desta pequena criança desenhada por Marcel Marlier.»

Ruca Apanha a Camioneta da Escola, de Éric Sévigny, Marilyn Murissi (Edições Asa)

«Todas as manhãs, o Ruca vê a Sara apanhar a camioneta da escola. Ele gostava muito de poder ir também naquela grande camioneta amarela, mas tem de esperar mais uns aninhos até ter idade de ir para escola. A não ser que alguém lhe faça uma surpresa…»

9789722412766Odeio a Escola!, de Jeanne Willis (Livros Horizonte)

«Era uma vez uma menina que não gostava de aprender. O seu nome era Ana Rita E queria ver a escola a arder. E por que não, se a professora é um sapo feio e a sala um buraco no chão? Quando na cantina lhe dão lesmas e cocó de coelho à refeição? Os amigos não ajudam nada – são na verdade um horror! Se o primeiro ano foi mau, o segundo foi bem pior. Será verdade, ou não? Se for, pobre coitada…»

Juvenil:
naEscolaUma Aventura na Escola, de Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada (Editorial Caminho)

«A escola foi assaltada logo no princípio do ano. Mas, para grande espanto de todos, os ladrões não levaram nada. Seria uma partida dos alunos? Seria obra de um maluquinho? Puseram-se muitas hipóteses, mas nada se descobriu. Os professores, os empregados e até a polícia tentavam deslindar aquele mistério. Mas quanto mais tentavam maior era a confusão…»

A Rapariga Rebelde: Aventuras na Escola, de Enid Blyton (Oficina do Livro)

«Quem disse que ser rebelde é fácil? Elizabeth é uma miúda bonita, mas muito mimada e egoísta. Quando é obrigada a ir para um colégio interno, decide que vai ser a aluna mais problemática que já alguma vez por lá passou. Só assim poderá ser expulsa e voltar para casa. Mas Elizabeth cedo percebe que ser rebelde não é tão simples como pensava. Aventuras na escola que, afinal, revelam uma rapariga com um grande coração.»

imageDuarte e Marta – Incêndio na Escola, de Maria Inês Almeida, Joaquim Vieira (Porto Editora)

«Duarte e Marta estão a estudar na biblioteca da escola quando se apercebem de um incêndio junto à entrada da sala. Após várias peripécias, todos os alunos e professores são salvos, mas descobre-se que se tratou de fogo posto.
Como os dois amigos estavam perto do sítio onde o incêndio começou, temem vir a ser considerados suspeitos. Com a ajuda da psicóloga da escola, vão tentar descobrir quem foi o responsável e qual a razão para o ter feito.»

Margarida Muda de Escola, de Maria João Lopo de Carvalho, Margarida Fonseca Santos (Oficina do Livro)

«A Margarida vai para o 5.º ano numa nova escola e, de repente, é lançada num mundo de gente crescida, ou quase… Mas depressa vê ruir todas as expectativas: o recreio é grande demais, os professores são muitos e deixam-na baralhada, não conhece praticamente ninguém. E, para a sexta filha da família Machado, o pior vai ser a troça por parte de certos colegas. Ao longo do 1.º período, a Margarida percebe que odeia a nova escola e que a única hipótese que lhe resta é fugir, preparando uma embrulhada de tal forma tola, que nem ela própria sabe como resolver: zanga-se com a Laurinha, a sua melhor amiga de sempre; a Alice adoece; desaparecem-lhe todas as coisas do cacifo. Tudo acontece à pobre Margarida, que até tem o azar de, num dia especial, ver a sua cabeça habitada não só por pensamentos, mas por uma colónia inteira de piolhos que a obrigam a mudar de planos. No meio de um caso de detetives, a Margarida tem de aprender a viver com um feitiço desconhecido que de repente se vira contra o feiticeiro e a faz perceber o significado da palavra saudade.»

Harry Potter e a Pedra FilosofalHarry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling (Editorial Presença)

«Harry Potter é um fenómeno editorial. Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa. Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.»

A oferta é muita e variada, cobrindo quase todas as faixas etárias e incluindo-se, na maior parte das vezes, no Plano Nacional de Leitura. Independentemente da classificação, o que importa é ler, sempre e muito e, acima de tudo, com prazer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s