Nova capa de «Charlie e a Fábrica de Chocolate» gera polémica

por Catarina Araújo

A Penguin revelou recentemente a capa de uma edição comemorativa para adultos da obra de Roald Dahl, Charlie e a Fábrica de Chocolate, gerando uma onda de choque na internet. A capa foi considerada sinistra e demasiado sexual (com ecos de Lolita) para um livro infantil, ainda que a edição fosse direcionada aos adultos.  Alguns autores manifestaram o seu descontentamento no twitter, como Joanne Harris, que questionou a opção de ter edições distintas de clássicos infantis da literatura para crianças e adultos.

Charlie-and-the-Ch_2999962e

A editora explica que a rapariga da capa não é nem Violet Beauregarde nem Veruca Salt, duas personagens do livro, mas a mera «representação da relação disfuncional entre pais e filhos ilustrada na obra».

A concepção de edições diferentes para crianças e adultos começou com o crescimento da popularidade dos livros de Harry Potter entre os mais crescidos e para que estes não sentissem vergonha de ler um livro para miúdos.

Parece-me compreensível que numa edição para adultos a capa seja mais subversiva, em concordância com os temas subliminares da história de Charlie e a Fábrica de Chocolate. Creio mesmo que a decisão de criar edições diferentes com a faixa etária em vista, pode servir como meio de distinguir perspetivas e de despertar os adultos para outras leituras daquela obra e de outras, pois a tendência é para as minimizarem como meras histórias infantis, sem conteúdo ou contexto. Não obstante, sensibilidade e bom senso são sempre fatores a ter em conta no que diz respeito a clássicos da literatura.

O The Telegraph debate esta questão aqui.

Entretanto, a edição portuguesa, lançada pela Civilização em 2011, apresenta na sua capa as relativamente seguras ilustrações de Quentin Blake.

capa-charlie-e-a-fabrica-de-chocolate

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s