Artemis Fowl, o anti-herói

por Cristina Dionísio
slide-artemis-1
(c) Hyperion

Artemis Fowl Segundo é um rapaz de doze anos com uma inteligência prodigiosa, uma das mentes mais brilhantes do mundo, mas que há muito tomou a decisão de usar o seu poderoso intelecto para fins, digamos, pouco lícitos. Com a ajuda de Butler, o seu guarda-costas/amigo/parceiro no crime, os golpes de Artemis sucedem-se, até ao dia em que o seu pai desaparece e, com ele, toda a fortuna dos Fowl. Com a mãe em estado catatónico devido ao choque, Artemis decide lançar-se no mais arrojado golpe de que há memória: tendo descoberto a existência do Povo das Fadas, o jovem decide raptar uma fada para exigir um chorudo resgate em troca, pois é certo e sabido que as Fadas possuem ouro, muito ouro. Porém, não contava que o ser que capturou em Fowl Manor, a residência da sua família, era nada mais, nada menos, do que a capitã Holly Short, uma das mais reputadas e corajosas agentes da LEPrecon, a força encarregada de manter o equilíbrio entre os dois mundos, o das Fadas e dos Humanos — ou Criaturas da Lama, como as Fadas nos designam.

graphic-novel-af-com-3
Página da novela gráfica. Da Hyperion.

Eis o ponto de partida para uma série de oito livros repletos de ação — e três novelas gráficas — da autoria de Eoin Colfer. Misturando fantasia com tecnologia de ponta de altíssimo nível, internet com magia, nos vários volumes encontramos toda a espécie de criaturas mitológicas, desde fadas a gnomos, elfos, trolls, anões como Mulch Diggums, que além de desbocado e atrevido tem um grave problema de flatulência, goblins e centauros, como Foaly, o criador de armas altamente sofisticadas e responsável por todo o sistema informático e de vigilância do Povo das Fadas cujas capacidades fariam empalidecer de inveja o mais talentoso dos hackers, passando por pixies como a malévola e diabólica Opal Koboi, a sua némesis e arqui-inimiga, que está determinada em destruir o mundo das Fadas.

20091130192150!Butler_Haven
(c) Hyperion

Rompendo com o estereótipo do herói humilde, altruísta e com um tremendo défice de autoconfiança, na maior parte das vezes órfão e pobre que luta em nome do bem e em prol da humanidade, Colfer apresenta-nos um adolescente milionário, herdeiro de uma dinastia de criminosos, com um ego cuja dimensão nada fica a dever à do seu intelecto e que é, sobretudo, frio e calculista, mais próximo de um vilão ao estilo de Lex Luthor do que de um paladino da justiça. Inclusive a própria Holly Short, a sua «aminimiga», não corresponde de todo à ideia da fadazinha etérea e frágil — na verdade, aguerrida e armada até aos dentes com a sua Neutrino, parece mais uma Lara Croft do que uma Sininho. No entanto, por mais que tente passar a imagem de bad boy armado em adulto que só usa fato e gravata, na realidade Artemis tem mais de bom do que aquilo que deixa transparecer. E se as relações do jovem génio do crime com o Povo das Fadas começam com o pé esquerdo, para depois se tornarem aliados no combate à perigosa Opal, ao longo dos oito livros a amizade entre Artemis e Holly vai-se tornando cada vez mais sólida, transformando-os a ambos.

Depois de os dois primeiros volumes terem sido publicados pela Dom Quixote em 2002 e 2003, Artemis Fowl esteve vários anos ausente das livrarias portuguesas. Porém, com mais de 20 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, a Booksmile decidiu apostar na série, tendo já publicado os três primeiros volumes: Artemis Fowl, Artemis Fowl: Incidente no Árctico e Artemis Fowl: O Código Eterno.

9789897071287 9789896681647 9789896681586

 

 

 

 

Há muito que se fala numa adaptação cinematográfica das aventuras de Artemis, depois de a Disney ter adquirido os respetivos direitos. Ainda que seja um projeto em fase muito inicial e não haja nomes apontados (o nome de Cameron Diaz chegou a surgir em tempos para o papel de Holly Short), estou certa de que Asa Butterfield (A Invenção de Hugo) daria um Artemis Fowl perfeito.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s