Prateleira do fundo: «Capuchinho Vermelho em Manhattan»

por Cristina Dionísio

O Capuchinho Vermelho de Carmen Martín Gaite (1925-2000) é uma menina de dez anos chamada Sara Allen, que vive com os pais num desinteressante bloco de casas em Brooklyn. Com uma imaginação prodigiosa, vibra sempre que vai com a mãe visitar a avó, uma senhora excêntrica e vivaz que mora na bem mais interessante Manhattan, para lhe levarem a tarte de morango caseira da Sr.ª Allen, uma receita de família ultra-secreta, que consegue ser ainda mais deliciosa do que as da famosa cadeia de pastelarias Lobo Doce.

Conhecer Manhattan torna-se uma obsessão para a pequena Sara, que um dia se aventura a ir sozinha levar a tarte de morango da mãe a casa da avó, o que implica atravessar o Central Park. E é no Central Park que conhece Miss Lunatic, uma velha sem-abrigo com uma imaginação tão fértil quanto a sua e que vive no parque na companhia dos pombos.

E se Sara está obcecada com Manhattan, o Sr. Edgar Wolf, o dono da Lobo Doce, procura desesperadamente encontrar a receita de tarte de morango perfeita para poder comercializar nas suas pastelarias. Um dia, ao vaguear pelo Central Park, o Sr. Lobo — perdão, o Sr. Wolf — cruza-se com Sara e esta acaba por oferecer-lhe uma fatia da tarte de morango que vai levar à avó…

capuchinho

Publicado em Portugal pela Relógio d’Água em 1998, esta versão moderna do conto tradicional é uma obra deliciosamente terna e ao mesmo tempo divertida, escrita por um dos grandes nomes da literatura espanhola do século XX.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.