Eles por elas e elas por eles

Hoje abrimos aqui parêntesis nos livros. Há uns dias decorreu um evento na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, EUA, relacionado com igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, impulsionado por um movimento que se chama He for She (Ele por Ela).

10377539_296578100537652_410619459575456280_n

Nesse evento, Emma Watson, atriz (mais conhecida pelo papel que desempenhou nas adaptações ao cinema de Harry Potter, como Hermione Granger), fez um discurso enquanto embaixadora da Boa Vontade da ONU para os Direitos das Mulheres para lançar aquele movimento.

Trata-se de um discurso bastante eloquente e sentido, em que Emma chama a atenção para a igualdade de género. A atriz e embaixadora falou também da necessidade de os homens estarem ao lado das mulheres nesta caminhada, porque é um problema da sociedade e em que todos sairão beneficiados se se acabar com a descriminação no trabalho, na educação e nos mais variados aspetos da vida social, no mundo.

É importante referir esta questão, pois ela também se reflete ao nível da literatura. São valores importantes que devem ser tratados na literatura infantil e juvenil para que rapazes e raparigas aprendam a respeitar-se logo desde pequenos e cresçam conscientes dos seus papéis na sociedade, na luta pela igualdade de direitos, não de uns contra os outros, mas em conjunto, como Emma refere no seu discurso. Porque homens e rapazes também são descriminados quando são vistos como sensíveis ou quando os seus papéis como pais e educadores são desvalorizados, «aprisionados por estereótipos de género».

As histórias que as crianças leem podem ajudar a mudar isso.

Infelizmente não encontrei o discurso com legendas em português, mas aqui fica o vídeo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.