«Lá Fora» é divertido lá dentro

por Catarina Araújo

À primeira vista é robusto e mete medo. Depois quando se pega nele sente-se o seu peso, mas não se resiste a passar a mão sobre a capa dura, com uma textura áspera, de um laranja hipnotizante.  Por fim cedemos à vontade de o abrir e mergulhamos no mundo «lá fora».

lafora_4

É da Planeta Tangerina e foi concebido por Maria Ana Peixe Dias, Inês Teixeira do Rosário e Bernardo P. Carvalho.

Por onde começar? Os autores começam inteligentemente pelo princípio, quando o Homem vivia na Natureza, não só da Natureza. Contam uma história de como nós, humanos, fomos aprendendo os ciclos naturais, a distinguir o que era bom do que era mau para comer, a defendermo-nos dos predadores e a inventar formas de prever mudanças na Natureza até à grande invenção – a civilização.

Numa linguagem acessível, em textos muito bem estruturados, os autores contam-nos onde se pode encontrar na cidade um mundo natural que parece existir apenas no campo, mas que está bem presente muito perto das nossas casas urbanas.

E depois contam porque resolveram escrever um livro sobre a vida «lá fora». Primeiro porque pretendiam ajudar a abrir os olhos para as coisas divertidas que se podem explorar na rua, em vez de ficar em casa a descobri-las através da televisão ou da internet. Por outro lado, acharam que as crianças iam gostar de saber quão diverso é o mundo natural neste cantinho da Península Ibérica.

Para isso há que aprender primeiro o que é o campo, a cidade, os bosques, as florestas, as praias, e tudo mais. Depois há que estabelecer regras, porque isto de explorar a natureza até pode ser divertido, mas se não se tiver cuidado, pode tornar-se perigoso. Estabelecidas as regras de segurança, ficamos a conhecer algumas das coisas que devemos levar connosco, desde objetos importantes, como lanterna, bússula e um bloco de notas, a vestuário adequado, o que é sempre muito útil.

lafora_3

Nada é deixado ao acaso. Tudo fica bem estabelecido antes de se passar para a fase mais interessante – a da partida para a descoberta.

Como é que se procuram os animais na rua? Que tal começar com os vestígios deixados por eles? Desde marcas de patas, a rastos, a restos de comida, até às fezes. Tudo é muito bem descrito e identificado, de modo a não deixar escapar nada. Ou quase nada. Nem sempre é possível descobrir tudo, saber tudo, e há sempre lugar para o erro. Porque também é assim que se aprende.

lafora_2
Capítulo a capítulo, em páginas profusamente ilustradas e com informações apelativas e elucidativas, vamos descobrindo diversas curiosidades sobre insetos, anfíbios, árvores, aves, répteis, flores, mamíferos, rochas, mar e praias e céu de Portugal.

lafora_1
Encontram-se pois vários motivos para andar dobrado nos jardins e nos parques ou nos passeios a examinar o chão, com os olhos semicerrados a ver se encontramos uma lesma ou os restos de comida deixados por um chapim-real ou então de cabeça virada para cima, perscrutando o céu, na tentativa de identificar que nuvens suspeitas são aquelas que se aproximam e que podem muito bem trazer chuva.

No final de cada secção, os autores propõem atividades para se aplicar cada novo conhecimento, como por exemplo ir às Berlengas ver sardões e lagartixas ou então fazer uma expedição ao campo algarvio ou ainda escrever histórias sobre os animais sobre os quais se esteve a ler.

Há muito por fazer e descobrir, e basta folhear o livro para nos darmos conta, mal saímos de casa e chegamos à rua, de quanta vida é possível encontrar ali tão perto. Miúdos e graúdos, todos juntos, em família, numa autêntica viagem ao microcosmos.

Um verdadeiro guia que convida à exploração, à descoberta e ao questionamento, numa edição cuidada, cheia de pormenores cativantes, com informação útil, sem ser demasiado expositiva ou maçuda. Um livro que mal fechamos, queremos voltar a abrir, mas não sem antes ir passear um bocadinho com as crianças e ver de perto todas aquelas coisas divertidas e interessantes que se descobriram «lá dentro».

Anúncios

One thought on “«Lá Fora» é divertido lá dentro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s