Na semana passada decorreu mais uma Semana dos Livros Banidos, nos EUA, uma iniciativa que acontece todos os anos com o objetivo de chamar a atenção para a prática de retirada de livros das bibliotecas escolares, impedindo as crianças e os jovens de terem acesso livre a determinadas obras. Trata-se de censura que acontece tanto por parte de professores, como das próprias associações de pais, apesar das campanhas pela liberdade de escolha de leituras.
Uma escola no Texas não se deixou intimidar e nessa mesma semana baniu mais algumas obras da sua biblioteca, incluindo A Culpa É das Estrelas, de John Green, após vários pais terem apresentado queixa de que o livro era demasiado obsceno para ser lido por crianças.
O jornal The Guardian escreve que um dos pais terá dito a um jornal local que não se tratava de banir os livros da biblioteca, que não concordava com isso, mas retirar das listas de leituras obrigatórias livros inapropriados para jovens por apresentarem conteúdo considerado obsceno. No entanto, a escola acabou por decidir retirar essas obras da sua biblioteca para evitar mais protestos de pais. Essas obras serão reavaliadas por todos os envolvidos neste processo.
O artigo completo pode ser lido aqui.