A Bru sempre gostou de contos. De os ouvir, de os aprender, de os contar, de os cantar e de os acompanhar à guitarra.
Começou a contá-los na sua actividade de educadora de infância, em Évora, cidade onde nasceu e cresceu, e continuou a contá-los em encontros de contadores ou outros eventos em que participava. Ao mesmo tempo que os contava, sonhava fazê-los em panos e, como a costura já fazia parte da sua vida (a mãe e a avó sempre costuraram e a Bru também fazia alguns trabalhos), um dia, resolveu aproximar os contos dos trapos, das linhas, das agulhas, e uni-los, conto a conto, ponto a ponto.
Surgiram, assim, os primeiros livros, em 2012 e em 2013 nasceu a Conto por Ponto, uma marca registada de livros de pano.
São livros que «que fiam histórias, bordam lengalengas e cerzem cantilenas da tradição oral, ilustrados de uma forma simples, brincando com texturas, cores e padrões de tecidos.»
São livros que cosem contos e tecem imagens.
São livros onde as cores e os padrões foram escolhidos meticulosamente para que exista uma coerência entre texto, imagem e universo tradicional.
São livros que fazem reviver as histórias que ajudam a crescer.
São livros que acompanham outros livros, nas sessões que a Bru faz em escolas, bibliotecas, ludotecas e livrarias do norte ao sul do país.
A Bru, conta, canta, toca… e cose.
E ao coser, conta outra vez.
A Bru escreve contos com tecidos.
Os livros da Bru Junça podem ser encomendados na página do facebook da Conto por Ponto ou adquiridos na livraria GATAfunho.
As fotografias são de Margarida Junça.
2 opiniões sobre “Contos tecidos – Os livros de pano da Bru Junça”