Até que ponto poderão os livros para crianças ser «pesados»?

por Catarina Araújo

Kids-Reading

Há temas sensíveis que às vezes são tratados nos livros infantis e juvenis que poderão ser considerados «pesados» para os jovens leitores. Todavia, é uma maneira de expô-los a assuntos difíceis através de uma história que demonstra aquilo com que muitas pessoas têm de lidar no seu dia-a-dia, como seja por exemplo o bullying, a violência, as dificuldades económicas, a doença, a morte e outros. Isso permitirá que ganhem uma noção das diferentes realidades que existem e também algum conhecimento de como lidar com determinadas situações.

Num artigo do The Guardian, uma autora de literatura juvenil, Rebecca Westcott, apresenta o seu ponto de vista sobre esta questão:

«Children live in families; they are surrounded by adults with all their adult problems. They wake up every morning in homes where there are everyday crises and challenges. They hear their friends talking and they watch the news on TV. Life happens and they are a part of that. Their books need to reflect what they hear, what they see. They need to recognise their situations in a book.»

Porém, até que ponto é que um livro pode ser demasiado pesado?

Em princípio as crianças saberão instintivamente aquilo que conseguem «aguentar» e pararão de ler algo que as faça sentir-se desconfortáveis. É preciso ter em conta a sua personalidade, a sua capacidade de superar as dificuldades, de entender o que lê, independentemente da idade. Dependerá também de como o autor tratou de certo assunto, da linguagem utilizada, do tato com que conta história, descreve as personagens e as suas ações. Por vezes não é uma questão de retirar esse livro à criança, mas de acompanhá-la na leitura, conversar, refletir com ela.

Rebecca Westcott faz um apontamento sobre a importância de ler histórias que desafiem: «In the same way that millions of people watch hospital dramas and imagine themselves as part of the action, books provide children with the chance to empathise. They can play out a role in a safe environment. They can learn about how other people think.»

Em conclusão, um livro só será demasiado pesado se a criança não estiver pronta para lidar com os temas tratados e isso não tem que ver necessariamente com a idade, mas com uma série de fatores que vão desde a sua personalidade, maturidade, ao contexto em que vive ou em que lê determinada história, que tipo de suporte tem por parte dos pais ou dos educadores.

O artigo do The Guardian sobre este tema pode ser lido aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s