Abrir uma livraria por paixão e razão, sem crises.

por Catarina Araújo

aqui apresentámos a livraria infantil e juvenil Fadas, Bruxas e Dragões, de Benavente. Entretanto, falámos um bocadinho com os proprietários, que iniciaram em 2013 um verdadeiro negócio de família, juntando um «”pai”, Pedro Peralta, 42 anos, vindo da área dos números, das faturações e das contas, com uma “mãe” jornalista, Ana Mafalda Ganhão, com 45, os dois rendidos aos livros e com muita vontade de apostar num projeto comum.»

1463059_647999925243563_366904744_n

A paixão pelos livros levou-os a correr o risco em plena crise, porque por vezes é na crise que se encontra a inspiração e a força para ir mais longe. Ambos mantêm os seus empregos, pelo que, como nos conta Mafalda Ganhão, «as “Fadas” são um esforço extra-laboral, que envolve ter alguém a tomar conta da loja, muita ajuda familiar e até a colaboração das nossas duas filhas, grandes entusiastas, críticas moderadas e às vezes também “mão-de-obra” de recurso, nas horas de aflição.»

atividades_fadasbruxas
(c) Fadas, Bruxas e Dragões

Numa jigajoga que certamente não será fácil, a parceria é fundamental e Mafalda admite: «Tenho a tendência de fugir para as nuvens ou acordar com ideias repentinas, que nem sei como concretizar, o Pedro é muitas vezes a voz da razão, o executor paciente e o complemento racional que faz falta para o equilíbrio não se perder… »

Apresentem-se!
A «Fadas, Bruxas e Dragões» é uma livraria infanto-juvenil, aberta há menos de um ano em Benavente, em pleno Ribatejo (mas pertinho de Lisboa), onde os livros são as estrelas, ainda que a casa tenha também uma pequena cafetaria, venda brinquedos didáticos e promova várias atividades educativas. O nosso lema diz quase tudo: «Brincar com as histórias, crescer com os livros».

Porque resolveram abrir uma livraria infantil e juvenil?
A livraria nasceu da absoluta necessidade de dar corpo a uma ideia que morava há tempo de mais só na cabeça e em imensas folhas de rascunho, como projeto. Há fases na vida em que é preciso arriscar, perder o medo e ir à luta, apesar das crises ou das recomendações para ter cautela. Nasceu da preocupação com os baixos índices de leitura – particularmente entre os jovens – e da vontade de dar a conhecer os nossos maravilhosos autores e ilustradores, tal como as muitas obras infanto-juvenis que «escapam» às prateleiras das grandes superfícies. Em suma, nasceu do desejo de partilhar o prazer que é a leitura.

fadasbruxas1
(c) Fadas, Bruxas e Dragões

Como conceberam o espaço?
A casa onde se instalou foi um feliz acaso do destino: antiga o suficiente para ter memórias (com um sótão que um dia destes se vai transformar num cenário de sonho para as histórias) e em frente a uma escola do ensino básico, que nos faz ter por perto as crianças. Ser quase uma salinha de estar, acolhedora como as nossas casas e sem cair nas cores berrantes, só por ser para os mais novos, foram as linhas da decoração. Depois ganhou forma naturalmente, como um puzzle que se encaixa. Foi o que deu estar há tanto tempo pensada… Ideia fundamental? Ser agradável para qualquer faixa etária, com boas energias.

fadasbruxas2
(c) Fadas, Bruxas e Dragões

Como tem sido a receção das pessoas?
As pessoas são muito simpáticas e elogiam o espaço. Sobretudo, sentimos que as crianças se sentem bem aqui dentro, o que representa a maior conquista. A livraria tem um conceito um bocadinho diferente, novidade em relação à vila onde se insere, por isso no início também notámos alguma estranheza: «É um café? Uma livraria? As duas coisas?» Mas aos poucos cresce o número de clientes fiéis, o número de «amigos» no Facebook, e vamos recebendo muitas mensagens de encorajamento.

fadasbruxas_ativ1
(c) Fadas, Bruxas e Dragões

Que atividades desenvolvem?
Temos atividades pagas e atividades gratuitas. A filosofia é que não seja pago tudo o que aconteça no horário comercial normal, como horas do conto (há sempre, ao sábado de manhã), eventuais apresentações de livros, etc. As propostas que requerem inscrição são várias e variam mensalmente. Muitas estão ligadas à promoção da leitura, mas não só. Por aqui se fazem ateliês de fotografia, ciclos de cinema de animação, tardes de culinária… e tudo o mais que a imaginação ditar.

Também é intenção da livraria trabalhar com as escolas e a comunidade, daí que sair da loja seja outra vertente. Para ir contar histórias, para organizar Feiras do Livro… estamos sempre à espera de receber desafios.

fadasbruxas_ativ2
(c) Fadas, Bruxas e Dragões

Sentem-se como missionários da leitura?
Ui! Missionário talvez soe pomposo e se afaste daquilo que realmente nos sentimos, no sentido em que só queremos mostrar que ler é bom, e faz bem. Como não conhecemos melhor forma de o demonstrar, fazemos por dar o exemplo. Por aqui lê-se muito.

E agora recomendações de leitura para esta época: de infantil e de juvenil.
Para todas as épocas: Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz, e, para os mais pequenos, o recém-lançado O Escuro, de Lemony Snicket, com ilustrações de Jon Klassen. Para os leitores «em transição», a meio caminho entre o infantil e o juvenil, não resisto à personagem Clementina, criada por Sara Pennypacker – a coleção tem três títulos e são todos muito divertidos.

escuro RL_2192_capa clementina

E que tal um convite aos nossos leitores?
O óbvio convite para nos visitarem. Adoramos ter a casa cheia e as “fadinhas” ficam sempre felizes quando aparecem amigos novos. Gostamos que nos falem de livros que ainda não conhecemos, que nos contem quais são os vossos preferidos e que nos tragam ideias para fazermos coisas novas. Os fãs da internet que nos desculpem, mas para este efeito o mundo virtual sabe a pouco. Apareçam!

Advertisements

One thought on “Abrir uma livraria por paixão e razão, sem crises.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s