Já estão abertas as votações para os melhores livros do ano na rede social de livros Goodreads. As categorias mais importantes para nós são as destinadas aos livros para crianças e jovens. São quatro as categorias: Young Adult Fiction, Young Adult Fantasy, Middle Grade & Children’s e Picture Books.
Entre os nomeados de Young Adult Fiction encontra-se Quando Éramos Mentirosos, de E. Lockhart, editado em Portugal pela ASA. To All The Boys I’ve Loved Before, de Jenny Han, é outro nomeado e está editado no nosso país pela Topseller, com o título A Todos os Rapazes Que Amei. Isla and The Happily Ever After, de Stephanie Perkins, também está nomeado. Trata-se de uma trilogia, cujo primeiro volume da série foi lançado pela Quinta Essência em 2013 com o título Ana e o Beijo Francês.
Na categoria de Young Adult Fantasy temos editados em Portugal o primeiro volume da série A Seleção, de Kiera Cass, publicado pela Marcador; Cinder e Scarlet, de Marissa Meyer, pela Planeta; os livros da série Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare, também pela Planeta; e o primeiro volume de O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs, trazido até nós pela editora Contraponto.
Nos nomeados da secção de Middle Grade & Children’s, encontra-se o nono volume da série O Diário de Um Banana, de Jeff Kinney, editada em Portugal pela Booksmile; um livro da saga Os Heróis do Olimpo, de Rick Riordan, cuja editora portuguesa é a Editorial Planeta; e O Diário de Uma Totó, de Rachel Renée Russel, publicado por cá pela Gailivro.
Por fim, na categoria de Picture Books, está nomeada uma obra de Mo Willems, de quem a Orfeu Negro publicou recentemente o livro Leonardo, O Monstro Terrível.
Para votar é ir aqui.