Helen Beatrix Potter foi uma das mais populares autoras e ilustradoras de livros para crianças da Inglaterra. É a criadora das histórias do Coelho Pedro, ou Peter Rabbit, no original.
Nasceu em Londres, em 1866. Os Potter eram uma família tipicamente vitoriana. Viviam numa grande casa e Beatrix e o irmão, mais novo seis anos, estavam entregues aos cuidados de uma ama. Beatrix recebeu a sua educação em casa. Embora não convivesse muito com outras crianças além do irmão, dado não ir à escola, eles tinham sempre muitos animais em casa, entre cães, coelhos, sapos, lagartos e outros. Beatrix e o irmão gostavam muito de pintar e desenhar e os animais eram frequentemente as suas fontes de inspiração para ilustrar pequenas histórias.
Nas férias, a família alugava uma casa no campo e mudava-se para lá no verão, onde ficava durante três meses. Beatrix aproveitava para explorar o local e desenhar todos os bichos que encontrava. Foi daqui que surgiram as primeiras ideias para as histórias que viria a publicar mais tarde, em 1902, A História do Coelho Pedro.
O sucesso do seu primeiro livro foi tão grande que continuou a publicar uma média de dois a três livros por ano e com o dinheiro que ganhou pôde comprar uma quinta na região de Lake District pela qual se apaixonara perdidamente quando fora lá passar um verão. Foi ali que se instalou e conheceu o seu futuro marido, William Heelis.
Beatrix Potter tornou-se uma grande defensora dos métodos tradicionais de exploração agrícola que protegessem a conservação da natureza. Quando faleceu, em 1943, deixou todas as suas quintas ao National Trust, dedicado à preservação de locais de interesse histórico e de belezas naturais.
Em Portugal, os livros de Beatrix Potter estão publicados pela Civilização.
Para saber mais sobre esta autora, visite a página oficial dedicada à escritora aqui.