Cláudia Pinheiro tem duas grandes paixões: os tecidos, com as suas cores, padrões e texturas e as histórias infantis, com os seus textos e as suas imagens. Em Abril de 2012 resolveu juntá-las e criou a Entre pontos e contos, onde começou a trabalhar em três áreas: a criação de mantas, sacos e aventais, os cursos de costura e as sessões de contos.
No seu ateliê, na Póvoa do Varzim, onde vive, costura histórias, a partir de uma ilustração, de uma frase ou de um pormenor de um livro infantil, que a deixe encantada. Depois de sonhar e de imaginar as composições e sempre com música a acompanhá-la, constrói, camada a camada, com tecidos escolhidos criteriosamente, peças únicas, elaboradas com diversas personagens e cenários, plenos de cor e emoção.
Das suas mãos e das suas paixões nascem as mantas narrativas, os sacos e os aventais com histórias.
Nos cursos, ensina a desenhar nos tecidos e a alinhavar histórias em sacos e aventais para que cada pessoa leve consigo os seus contos preferidos. Com a máquina de costura, transmite as técnicas de desenhar com linhas, nos tecidos.
Nas sessões de contos utiliza as peças narrativas que cria, para dar mais vida às personagens e ajudar a enriquecer o imaginário de crianças e adultos que assistem ao desenrolar da história.
Cláudia dá cursos no seu espaço e na livraria Salta-Folhinhas, no Porto; participa em festivais e em encontros de narração oral, colaborando regularmente com a Escola de Narração Oral de Clara Haddad.
Vive no meio de tecidos e de livros infantis e cria histórias para levarmos, vestirmos, ouvirmos ou aquecermo-nos, por fora e por dentro.
Para saber mais, visite a página da Entre Pontos e Contos.
Contacto: entrepontosecontos[arroba]live.com.pt
As fotografias são da autoria de Entre pontos e contos.