The Dark Wild, de Piers Torday, é a obra distinguida com o Guardian Children’s Fiction Prize de 2014. Trata-se de um galardão anual da iniciativa do jornal inglês, criado em 1967, e em que o júri é composto por autores de livros para crianças. O autor recebe como prémio, além da distinção, um cheque no valor de 1500 libras.
The Dark Wild é uma sequela a The Last Wild, e segue a história de Kester, um rapaz de doze anos, que vive num mundo onde os animais estão praticamente extintos. Mas quando um bando de pombos aparece no seu quarto e começa a falar com ele, Kester mergulha numa aventura que mudará a sua vida para sempre.
Os leitores descrevem estes livros como imaginativos e provocantes, que abordam a questão das mudanças climáticas e do impacto que o homem tem sobre a vida selvagem.
O júri considerou a obra vencedora «criativa, comovente e apaixonante», «com um enredo muito bem imaginado e executado», «um perfeito exemplo de como uma história para crianças pode ser séria, sem ser moralista».
Via The Guardian.