Quatro, uma coleção de histórias de «Divergente»

por Alexandra Martins

Há cerca de um ano, li de uma assentada a trilogia Divergente, da autoria de Veronica Roth. Fiquei presa à história, às personagens e, principalmente, à relação amorosa entre os dois protagonistas. A história, até ao terceiro livro, foi-nos sempre contada do ponto de vista da Tris, mas para mim o Four (Quatro), ou Tobias, se preferirem, sempre foi uma personagem fundamental ao longo de toda a narrativa, uma personagem principal que finalmente ganhou voz própria no último livro. E se há quem diga que ler o ponto de vista dele lhe tirou a aura de mistério e nos deu a conhecer todas as suas fragilidades enquanto ser humano, para mim foi um prazer entrar dentro da cabeça desta personagem e descobrir a forma como ele via o mundo e, principalmente, a sua amada.

480. Divergente insurgenteconvergente

Por isso, quando surgiu o livro Four: A Divergent Collection (ainda não traduzido para português), eu soube que tinha de ler. E voltei a mergulhar no mundo criado por Roth e nas vidas das personagens às quais já me tinha afeiçoado.

four

Four: A Divergent Collection é um livro composto por quatro pequenas histórias, contadas do ponto de vista do Four: The Transfer, The Iniciate, The Son e The Traitor, que acompanham o seu percurso desde que ele escolhe deixar a fação dos Abnegados, passando pelo seu treino nos Intrépidos, o início da amizade com Zeke e Shauna, a rivalidade com Eric, as preocupações com o conluio entre Intrépidos e Eruditos… chegando por fim a sobrepôr-se cronologicamente ao livro Divergente, onde vemos um pouco da relação dele com Tris de outro ponto de vista. No final, temos ainda o bónus de três cenas extra, muito curtinhas e todas de alguma forma relacionadas com a Tris.

Este não é um livro que acrescente grande coisa à história principal, contada nos três livros da saga: Divergente, Insurgente e Convergente, e não é um livro que viva por si. Ele serve apenas de complemento para quem gostou da trilogia, um miminho para os fãs. Quem não conhece a história, as personagens, o cenário, vai sentir que há explicações em falta, que há coisas que não se percebem. Quem já conhece tudo isto, sentir-se-á a regressar a casa e a comer uma bela fatia de bolo de chocolate na sede dos Intrépidos! Para os amantes da saga, é mesmo um livro a não perder!

Four: A Divergent Collection ainda não foi traduzido para a nossa língua, mas pode ser encontrado à venda nos pontos habituais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s