Uma coleção para ajudar a «Crescer com Pinta»

por Catarina Araújo

A coleção Crescer com Pinta, da editora Arteplural, surgiu de uma ideia conjunta da equipa Mindkiddo – a equipa especialista em saúde infantojuvenil da Oficina de Psicologia –, como um projeto de ajuda para pais, professores, educadores e profissionais de saúde, centrado em diversos problemas comportamentais e psicológicos manifestados pelas crianças e com que os pais e educadores nem sempre estão inteiramente equipados para lidar.

fazeramigos

«O trabalho clínico diário com crianças e famílias e a formação adquirida continuamente na área permitiu perceber que existem algumas áreas com necessidade de ferramentas e estratégias para as crianças e os seus educadores.», conta-nos a coautora do primeiro volume É Tão Bom Fazer Amigos, Inês Afonso Marques. «Paralelamente, reconhecemos nos livros uma extraordinária ferramenta de comunicação e partilha para adultos e crianças. Sabemos que os livros ajudam as crianças num conjunto de dimensões, que para nós nos ajudaram a construir a coleção.»

Os pontos fundamentais relevantes para a construção do livro foram ajudar a criança a sentir-se compreendida e a tranquilizar-se, ao identificar-se com a história escrita no livro, o que lhe permite pensar que mais meninos sentem o mesmo, que não é a única; desenvolver uma forma lúdica para que as crianças pudessem aprender, consciencializar-se e desenvolver-se emocionalmente, proporcionando a interação entre a criança e quem explora com ela o livro, sejam os pais, os avós, os educadores.

O objetivo é que as crianças consigam desenvolver as suas competências sociais com a ajuda dos adultos que as acompanham.

Inês Afonso Marques faz, no entanto, uma ressalva: «É um livro que não é exclusivo para crianças tímidas; é para todas as crianças, uma vez que a tarefa de socialização e integração num grupo de pertença é essencial para o seu desenvolvimento e crescimento enquanto pessoa.»

«A vertente prática do livro, com exercícios, questões e pequenas estratégias e o boneco destacável que permite à criança treinar os exercícios, é uma característica bastante importante deste livro», explica-nos Inês, «uma vez que a criança sentir-se-á mais capaz na tarefa de socialização com os seus pares, não sendo a criança o problema, mas colocando-o fora de si, o que lhe dá a capacidade de lidar com maior facilidade com o mesmo».

O ilustrador Alexandre Esgaio, cuja formação original é em Psicologia, também aderiu logo ao projeto, e, no lançamento do primeiro livro, mencionou que tinha gostado particularmente de participar, porque lhe permitiu «voltar» à Psicologia, contou-nos a editora, Joana Neves.

duascasas

O segundo volume, Agora Tenho Duas Casas, centra-se no divórcio e já se encontra nas livrarias.

Quanto ao primeiro «foi bem recebido, apesar das dificuldades que este tipo de livros normalmente apresentam. São dirigidos a pais e educadores, mas são ao mesmo tempo livros infantis, ou seja, destinados a serem lidos pelas crianças, ainda que acompanhadas pelos pais.», revela Joana Neves.

Inês Afonso Marques confirma: «A receção ao livro tem sido bastante positiva, quer dos pais que nos procuram e que partilham as suas experiências, ou que retiram dúvidas sobre o tema do livro, como por técnicos, como dos psicólogos, educadores e professores, que o valorizam por ser um instrumento de trabalho, individual ou em grupo, bastante útil.»

A coleção será constituída ao todo por seis livros.

O lançamento de Agora Tenho Duas Casas está marcado para este sábado, dia 22 de novembro, às 16h30, na Livraria Bertrand do Picoas Plaza. Contará com a presença da autora, Lúcia Bragança Paulino, do ilustrador, Alexandre Esgaio, e será apresentado pela psicóloga Maria do Rosário Dias.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s