Dez coisas que você não sabia sobre Peter Pan

PeterAndWendy

Há sempre curiosidades que desconhecemos e que nos dão um outro olhar sobre a história da criação de certos livros. Neste caso é sobre a obra Peter Pan, de J.M. Barrie. Peter Glanville, encenador, e que tem em cena uma versão teatral da obra intemporal de J.M. Barrie, no Polka Theatre, em Londres, andou a desenterrar algumas curiosidades que poucos saberão acerca da história. O artigo é do The Guardian. Aqui ficam então as dez coisas que você não sabia sobre Peter Pan.

1. Peter Pan era originalmente uma peça de teatro. Só em 1911 o autor adaptou-a a romance, com o título Peter e Wendy. A primeira versão teatral estreou-se no Duke of York’s Theatre, em Londres, a 27 de dezembro de 1904.

2. O autor, J.M. Barrie, estava constantemente a alterar a história. Todos os anos ele acrescentava ou fazia retoques ao guião da peça.

3. O Pó de Fada foi adicionado mais tarde por razões de saúde e segurança. Ao princípio Peter e os Rapazes Perdidos eram capazes de voar sem qualquer magia, mas depois o autor acrescentou o Pó de Fada como ingrediente essencial para se voar, dado que muitas crianças andavam a saltar de sítios altos na esperança de flutuarem no ar.

4. As produções originais da peça promoveram novos efeitos especiais de palco. Na peça original, a Fada Sininho era um ponto de luz que parecia flutuar com a ajuda de um espelho.

5. A primeira casinha de Wendy apareceu em cena em 1904. A casa que os Rapazes Perdidos constroem para Wendy quando chega à Ilha do Nunca foi criada para a canção que tinha a seguinte passagem: «I wish I had a darling house, The littlest ever seen, with funny little red walls, and roof of mossy green».

6. Peter Pan não se vestia completamente de verde. O fato verde foi invenção da Disney para o filme animado de 1953.

7. O Capitão Hook andou em Eton. Na peça original, as últimas palavras de Hook são Floreat Etona, o lema do colégio Eton para rapazes, fundado em 1440 por Henrique VI da Inglaterra.

8. «Morrer seria uma grande aventura». Esta frase foi retirada da produção da peça durante a Primeira Guerra Mundial.

9. Peter Pan foi sempre interpretado por uma rapariga enquanto J.M. Barrie foi vivo. A tradição mantém-se ao nível das adaptações teatrais, e mantém-se também a tradição de ter o mesmo ator a interpretar o papel de Mr. Darling e de Hook.

10. J.M. Barrie cedeu todos os direitos de Peter Pan ao Great Ormond Street Hospital. J.M. Barrie solicitou que o valor recebido relativo aos direitos da obra nunca fosse revelado e o hospital tem mantido essa promessa.

O artigo original é daqui.

Advertisements

One thought on “Dez coisas que você não sabia sobre Peter Pan

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s