
Babar, o Rei dos Elefantes, cujos desenhos animados nos lembramos da infância, é resultado da criação de um escritor e ilustrador chamado Jean de Brunhoff (nascido em Paris, a 9 de dezembro de 1899), com base nas histórias inventadas pela sua esposa, Cecile, que as contava aos filhos do casal. Brunhoff, formado na Acadamie de la Grand Chamiere, em Montparnasse, avançou, expandiu o universo da personagem e escreveu o livro Historie de Babar, le petit éléphant.
Publicado em 1931, o livro teve sucesso imediato. Brunhoff escreveu mais cinco histórias de Babar antes de falecer em 1937. A tarefa de continuar as histórias do pequeno elefante foi assumida pelo filho Laurent, ilustrando os livros tal como o pai o fazia. Ao todo escreveu mais de cinquenta aventuras. Maurice Sendak descreveu a criação de Brunhoff como uma inspiração para a sua própria arte, pois as suas histórias eram mais do que originais, divertidas e imaginativas, eram como um espelho da preocupação de um pai com o bem-estar dos seus filhos.
Em Portugal os livros do Babar foram publicados pela Plátano Editora, mas encontram-se fora de circulação. A Booksmile tem editado os livros da série Babar e as aventuras de Badou, baseada no programa que passa no canal Panda, e destinada a crianças entre os quatro e os seis anos.
Via CBC.