Hoje celebra-se o aniversário do criador de Babar

Babar 22
A série de televisão passou na RTP entre 1989 e 1991.

Babar, o Rei dos Elefantes, cujos desenhos animados nos lembramos da infância, é resultado da criação de um escritor e ilustrador chamado Jean de Brunhoff (nascido em Paris, a 9 de dezembro de 1899), com base nas histórias inventadas pela sua esposa, Cecile, que as contava aos filhos do casal.  Brunhoff, formado na Acadamie de la Grand Chamiere, em Montparnasse, avançou, expandiu o universo da personagem e escreveu o livro Historie de Babar, le petit éléphant.

brunhoff_ma6301.10_cover

Publicado em 1931, o livro teve sucesso imediato. Brunhoff escreveu mais cinco histórias de Babar antes de falecer em 1937. A tarefa de continuar as histórias do pequeno elefante foi assumida pelo filho Laurent, ilustrando os livros tal como o pai o fazia. Ao todo escreveu mais de cinquenta aventuras. Maurice Sendak descreveu a criação de Brunhoff como uma inspiração para a sua própria arte, pois as suas histórias eram mais do que originais, divertidas e imaginativas, eram como um espelho da preocupação de um pai com o bem-estar dos seus filhos.

Em Portugal os livros do Babar foram publicados pela Plátano Editora, mas encontram-se fora de circulação. A Booksmile tem editado os livros da série Babar e as aventuras de Badou, baseada no programa que passa no canal Panda, e destinada a crianças entre os quatro e os seis anos.

Via CBC.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s