Armandinho é um menino cheio de personalidade, muito refilão. Tem o cabelo azul, está sempre a fazer perguntas e a «armar» alguma, daí o nome. É como uma versão masculina da Mafalda, igualmente contestatário.
Este menino é criação de Alexandre Beck e chega-nos do Brasil através de uma nova editora, O Castor de Papel, fundada por Mário Moura, fundador da Pergaminho e da Vogais. Sobre o autor sabemos que estudou agronomia, publicidade e jornalismo, mas que a sua paixão é mesmo desenhar. Depois de acabar o curso de publicidade, surgiu a oportunidade de trabalhar como ilustrador para o jornal Diário Catarinense e foi então que começou a criar as suas personagens. Mais tarde, quando o jornal lhe pediu três tiras para um artigo sobre economia onde os pais conversavam com as crianças, Alexandre criou Armandinho.
O nome de Armandinho foi escolhido num concurso, e surgiu pelo facto de a personagem estar sempre «armando algo». Armandinho Zero e Armandinho Um já estão disponíveis nas livrarias e em 2015, promete o editor, serão lançados Armandinho Dois e Três.