Zoella, nome artístico, é um fenómeno do You Tube, com um canal seguido por milhões de adolescentes que procuram dicas sobre moda ou sobre outros assuntos mais ou menos sérios. Recentemente a vlogger (palavra que resulta da junção de vídeo com bloguer), cujo nome verdadeiro é Zoe Sugg, lançou um livro destinado aos adolescentes, intitulado Girl Online.
O livro tem chamado a atenção por diversos motivos. Em primeiro lugar por ter vendido cerca de oitenta mil exemplares na primeira semana, um feito inédito para um novo autor. Em segundo lugar, porque não foi escrito por Zoe Sugg, mas por um escritor fantasma. A polémica em torno deste último facto deixou muitos leitores desapontados e provocou uma onda de contestação. Tanto Zoe como a editora, a Penguin Random House, já admitiram que o livro foi redigido por uma escritora fantasma chamada Siobhan Curran, mas salvaguardaram que as ideias e as personagens são da autoria de Zoe. Ainda assim, não conseguiram evitar as críticas por a jovem não ter sido mais transparente quanto ao tipo de ajuda que estava a receber na criação da sua primeira obra, escrita em apenas seis semanas. Mas há quem defenda a jovem vlogger e apele ao bom-senso.
Entretanto, a editora TOPSELLER anunciou na sua página de facebook a publicação da tradução portuguesa para março de 2015, com a promessa de tentar trazer Zoe a Portugal para o lançamento.
Uma opinião sobre “Editora TOPSELLER publica «Girl Online» em 2015”