Antes de dormir a Mãe e o Tiago leram… «Avozinha Gângster»

…durante várias semanas, a mãe e o Tiago leram a Avozinha Gângster, de David Walliams (Porto Editora).

IMG_20150107_222657

por Andreia Rasga

Mais de 250 páginas, percorridas com igual entusiasmo por mãe e filho, juntinhos na cama enfrentando o frio destes dias.

Pelo meio, rimos muito, gargalhadas sonoras que deixaram piadas cúmplices que encaixamos, agora, de vez em quando, nas coisas do dia-a-dia. Entre elas está o cheiro a couve.

Mas comecemos pelo princípio, dando a palavra ao Tiago para apresentar o livro: «A avozinha é uma ladra de joias! O neto, o Ben, tem onze anos e vive na casa dos pais, mas às sextas-feiras fica com a avó, porque os pais vão sempre ver um programa de dança, a coisa que eles mais gostam de fazer. O menino não se diverte nada com a avó, porque ela só gosta de jogar Scrabble e também gosta muito de sopa de couve e ele detesta. Até que um dia, o Ben passa a adorar estar com a avó quando descobre que ela é uma ladra famosa! O grande objetivo de avó e neto passa a ser roubar as joias da coroa na Torre de Londres, então preparam um plano para irem até lá… O resto, bem não podemos contar o que vai acontecer».

A forma delirante como o Tiago tem descoberto cada capítulo do livro é igualzinha à minha! Para o meu filho-leitor esta história é ideal para crianças a partir dos oito anos, mas a verdade é que ela é um êxito que atravessa gerações e tem conquistado o mundo, contando já com mais de 4 milhões de exemplares vendidos. O autor de origem britânica, mais conhecido enquanto ator de comédia, famoso pela série Little Britain, estreou-se na literatura com esta história divertida, sem deixar de ser emocionalmente forte, mostrando-nos um lado da velhice que nem sempre queremos ver.

Ao longo dos capítulos o texto é acompanhado pelas ilustrações a traço preto, de Tony Ross. Os desenhos conseguem ser tão extasiantes como a história. Só para aguçar a curiosidade, eu e o Tiago recomendamos as páginas dedicadas aos vários fatos originais que a mãe do Ben desenhou propositadamente para a estreia do filho enquanto dançarino.

À laia de sugestão diz o Tiago:

«Recomendo este livro porque é giro e eu acho que vocês vão gostar muito do final… e do princípio».

Eu também acho. Garantidos ficam desde já o final surpreendente e o rol de gargalhadas vibrantes.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s