Tomás e os Amigos é um dos desenhos animados que tem marcado a infância de muitas pessoas desde que estreou em Portugal pela primeira vez nos anos 1990. Tal como muitos clássicos infantis da televisão, também este teve origem numa série de livros, intitulada The Railway Series, da autoria de um pastor anglicano chamado Wilbert Awdry. A história é sobre um grupo de locomotivas antropomórficas que vive num sistema de caminhos de ferro situado na ilha imaginária de Sodor. Este ano assinalam-se setenta anos desde que o primeiro livro foi publicado.
A série é composta por 42 volumes. Os últimos dezasseis livros foram escritos pelo filho de Wilbert, Christopher Awdry. A histórias surgiram, como acontece muitas vezes, quando Christopher era pequeno e ficou doente com sarampo, e Wilbert, para o entreter, começou a contar-lhe várias aventuras vividas por locomotivas no seu dia-a-dia nos caminhos de ferro. Encorajado pela esposa, Wilbert então decidiu submeter algumas das suas histórias a uma editora e em 1945 é lançado The Three Railway Engines, com ilustrações de William Middleton.
Mas a personagem de Thomas surgiu mais tarde quando Wilbert construiu uma locomotiva de brinquedo para o filho, que passou a pedir-lhe histórias com esse brinquedo como personagem central, a que foi dado o nome, precisamente, Thomas. Daí surge o livro publicado em 1946 com o título Thomas the Tank Engine. Os livros tornaram-se tão populares que nos anos 1980 realizou-se uma série de desenhos animados estreada no canal inglês ITV, tornando-se também ela tão popular que ainda hoje passa na televisão, em vários países, incluindo em Portugal (canal Panda), contando com quase quinhentos episódios. Existem também brinquedos do Tomás e os amigos e merchandising diverso.
Em Portugal, os livros do Thomas & amigos são publicados pela Editora Objectiva.
Para saber mais sobre o autor e os livros dê um saltinho aqui.