O Prémio EDEBÉ é um prémio destinado a obras inéditas de infantil e juvenil de escritores de Espanha e da América-Latina. O autor da melhor obra juvenil recebe trinta mil euros e o da melhor obra infantil recebe vinte mil. Este ano os vencedores foram Rodrigo Muñoz Avia (Madrid, 1967), com a obra El signo prohibido, e Care Santos (Mataró, Barcelona, 1970), com o romance juvenil, Mentira.
Em El signo prohibido, a melhor amiga de Jorge, Aleksandra, desapareceu, e até que ela regresse ou ele a encontre, decide omitir a letra «A». Um desafio que permite tecer «uma história intrigante, sobre a amizade, o amor e a ausência, e com um protagonista muito poderoso: a linguagem».
Mentira conta a história de Xenia, uma jovem estudante que se apaixona por um rapaz através da internet, com quem partilha a paixão pela leitura. Quando tenta marcar um encontro, descobre que a identidade da pessoa com quem tem partilhado as suas emoções mais íntimas é falsa e que na verdade o rapaz está preso num reformatório e a sua história está ligada a um assassínio. Uma obra que pretende romper preconceitos e abordar o tema da delinquência juvenil e como os menores acusados são tratados pela sociedade.
Mais informações sobre o Prémio, os autores e as obras aqui.