BÊ-Á-BÁ… Vamos ler com os bebés!

baby-mom-reading-copy

por Sofia Pereira

Nas sociedades contemporâneas, a leitura tem vindo a assumir um papel primordial no desenvolvimento cultural, científico e social de todos os seres humanos. Torna-se, assim, fundamental encontrar atividades que captem a atenção para o mundo dos livros, sobretudo nas crianças e nos jovens que ainda não criaram hábitos de leitura.

Como o prazer da leitura é algo que se aprende e se cultiva, é necessário criar condições em que o ato de ler tenha a capacidade de dar resposta aos desejos, às curiosidades, aos interesses e às necessidades das crianças e dos jovens.

O encanto pelo mundo dos livros e das letras deve ser iniciado em tenra idade, nas crianças mais pequeninas (0 aos 36 meses), com a participação da família como elemento de mediação no processo de relacionamento do bebé com o livro. Neste primeiro contacto, os bebés obtêm uma mensagem de apreço não só pela leitura – ler dá prazer, mas também é um ato de afeto: alguém lhe quer bem. O livro, que se mascara de brinquedo, torna-se essencial para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Cria-se um ambiente apelativo, em que pais e bebés/crianças estimulam capacidades cognitivas, motoras, sensoriais, emocionais e sociais, através do envolvimento da leitura numa dimensão lúdica.

Esta descoberta da paixão pela leitura em família procura, ainda, estimular vínculos de afeto, através da observar, do escutar e da partilha de emoções. Deixamos aqui a sugestão de alguns livros que podem distrair e entreter os mais pequeninos e a família, contribuindo assim para a sua formação enquanto leitores:

Ovelha Tita

Ovelha Tita, de Yoyo Books, Marus

«Este livro macio que emite sons quando é manuseado, vai fazer as delícias do seu bebé durante horas, quer em casa, quer em viagem. – Chocalho – Pega – Chia quando se aperta- Brinquedo macio e fofo – Sons tipo estalido.»
É um livro que visa a reprodução, pelo bebé, de sons para estimular a perceção auditiva e a sensibilização do gosto pela música.

Abelhinha

Abelhinha Atarefada – Ao Telefone, de Dawn Sirett, Civilização Editora

«Um livro de brincar muito divertido que faz as crianças pequenas sentirem-se crescidas! Este livro inclui um telefone de brincar com toques reais e luzinhas. As crianças podem usá-lo para fazer de conta que ligam à família, aos colegas de trabalho ou até cantar os parabéns a um amigo.»
Um excelente brinquedo-livro que estimula as crianças a desenvolverem o seu vocabulário e a criarem histórias.

O Bolinha

O Bolinha e as Primeiras Formas – Um Livro para Ver e Sentir, de Eric Hill, Editorial Presença

«Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Educação pré-escolar. Leitura com apoio do educador. No presente livro, o Bolinha ensina os mais pequeninos a reconhecer formas simples, apresentadas em imagens cheias de cor e com texturas cativantes para sentir com os dedos.»
A história do Bolinha proporciona atividades de estímulo, observação e reconhecimento de texturas, através dos recetores sensoriais, com vista a desenvolver a sensibilidade visual, tátil e estética.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s