Anjos, demónios e uma rapariga de cabelo azul

quimerapraga

por Alexandra Martins
A Quimera de Praga traz uma lufada de ar fresco ao género fantástico

O livro A Quimera de Praga, de Laini Taylor, já não é novo, tendo sido publicado em 2011 e tendo já recebido uma série de galardões e prémios. Mas chegou finalmente a Portugal e parece que trouxe uma lufada de ar fresco dentro do género do fantástico para os jovens adultos. Depois da moda dos vampiros e das distopias, eis que surge um título que se afasta dos clichés habituais e, embora nos apresente anjos no seu menu, estes anjos não podiam ser mais diferentes de outros que pululam as páginas de tantos livros.

Para começar, apresenta-nos Karou, uma rapariga de dezassete anos e de cabelo azul que foi criada por quatro quimeras – monstros, demónios, criaturas deformadas e saídas de pesadelos, mas que para Karou são gentis, amistosas, a sua família. Karou vive em Praga, onde leva uma vida dupla entre o mundo humano, com os seus amigos, a escola e os problemas com o ex-namorado, e o mundo das quimeras, onde faz recados para a sua família, sem que perceba muito bem o objetivo atrás dos mesmos. É inocente, de um jeito de menina que está a tornar-se mulher e que procura descobrir quem é no mundo. Até que um dia põe os olhos num estranho ser que revela ser um anjo, um Serafim, eterno inimigo das quimeras e, consequemente, inimigo de Karou. Mas Karou não consegue tirar o Serafim da sua cabeça e Akiva, assim se chama o anjo, também não consegue esquecer Karou. A atração entre ambos leva-os a questionar tudo: serão eles inimigos mortais ou poderão ser mais do que isso?

Um conto de fadas disfarçado com um toque de modernidade, uma história de amor em tempos de guerra, mundos paralelos, ex-namorados chatos, monstros, anjos e, no meio de tudo isso, uma rapariga de cabelo azul. A receita ideal para quem procura fugir um pouco à rotina, numa escrita muito fluida e divertida, com uma personagem principal muito forte, determinada e teimosa e um leque de personagens secundárias, com os quais a empatia é imediata. Um livro que dá muito prazer em ler e que nos faz ficar ansiosamente à espera do próximo volume, que será editado pela Porto Editora já no próximo mês de maio.

Advertisements

One thought on “Anjos, demónios e uma rapariga de cabelo azul

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s