Leituras para as Férias Grandes de… Catarina Araújo

O contacto com outras línguas é importante para o desenvolvimento de qualquer criança, pois além de lhe abrir horizontes, permite-lhe exercitar a capacidade de falar outros idiomas, para além da língua materna. Juntar esse exercício à leitura, enquanto ainda são pequenos, pode resultar em momentos bastante divertidos e didáticos. Aqui ficam alguns livros que transcendem as fronteiras da língua e que os pais poderão ler com as crianças durante estas Férias Grandes, despertando-as para outras realidades.

nopictures

The Book With No Pictures, de B. J. Novak, Dial Books

Este livro, criado pelo ator e humorista B. J. Novak, mais conhecido por entrar na série The Office, fez um grande sucesso lá fora, por ser um livro que convida à leitura em voz alta. Os pais poderão traduzir o texto enquanto o leem com as crianças, fazendo pequenos teatrinhos com elas, ou então poderão ler mesmo em inglês, habituando-os à língua e ajudando-os a entender os significados.

tous-a-poil---455228

Tous à poil!, de Claire Franek e Marc Daniau, Editions du Rouergue

Este livro causou muita polémica no ano passado. O presidente do Partido UMP, a segunda maior força política de França, condenou-o publicamente, pois considerava-o inapropriado e acreditava que desrespeitava figuras de autoridade aos olhos das crianças. Tous à poil! é um livro infantil ilustrado em que várias pessoas, desde o professor, à babysitter, aos vizinhos, se despem para tomar banho no mar. O objetivo, segundo os autores, era o de familiarizar as crianças com diferentes tipos de corpos em situações naturais. E porque o corpo deve ser estimado e tratado com respeito, seja ele como for, este é o livro perfeito para dar a ler às crianças neste verão.

emocionario

Emocionario. Di Lo Que Sientes, de Cristina Núñez Pereira e Rafael Romero, Palabras Aladas

Com a estreia do filme da Pixar Inside Out, ou em português Divertida-Mente, em que fazemos uma viagem pelas emoções humanas, este livro revela-se bastante apropriado, pois leva-nos também numa viagem pelas emoções que qualquer um de nós sente. Com esta ferramenta as crianças aprenderão a identificar os seus sentimentos e a lidar com eles.

el-libro-de-las-narices

El libro de las narices, de Pepe Serrano, ilustrações de David Guirao, Nalvay Ediciones

Este livro é uma verdadeira enciclopédia de narizes, desde as suas formas, aos adornos que podem usar. É capaz de parecer estranho, mas o nariz é apenas um pretexto para dar a conhecer às crianças outras culturas e costumes, correndo as histórias de alguns dos narizes mais famosos do mundo, como o nariz da Esfinge de Gizé ou do Pinóquio. Uma leitura muito divertida e cheia de conhecimento.

tango

And Tango Makes Three, de Justin Richardson e Peter Parnell, ilustração de Henry Cole, Simon and Schuster

Este livro também causou a sua dose de polémica por se tratar da história de um casal de pinguins machos que cria um bebé pinguim. Lançado em 2006, é um dos livros que os pais mais pressionam para retirar das bibliotecas e das escolas, nos EUA. A obra, entretanto, foi distinguida com inúmeros prémios, entre os quais o Prémio ASPCA Henry Bergh e o American Library Association Notable Children’s Book. Não há nada como ensinar aos mais pequenos a tolerância e os diferentes tipos de relacionamentos que existem através de um livro.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s