Leituras para as Férias Grandes de… Cristina Dionísio

Como leitora compulsiva e mãe de um pequeno leitor ávido e curioso, nas férias temos o hábito de andar com uma pequena biblioteca atrás de nós, que nos acompanha para todo o lado. Estes são alguns dos livros que nos irão acompanhar neste Verão.

 Um+atalho+no+tempo

Um Atalho no Tempo, de Madeline L’Engle (Oficina do Livro)

«Quando a história começa, as personagens principais, Meg Merry e o seu irmão mais novo, Charles Wallace, vivem com a mãe e os irmãos, Sandy e Dennys. Meg tem dificuldade em adaptar-se à escola e sente a falta do pai, um cientista, que desapareceu há mais de um ano enquanto efetuava uma experiência que envolvia viajar no tempo. Um ser estranho de outro mundo visita o lar dos Murry e fornece uma pista importante sobre o paradeiro do Sr. Murry. Meg, Charles Wallace e o amigo Calvin O’Keefe começam então uma viagem perigosa no tempo e no espaço para salvarem o Sr. Murry. São assistidos pelas estranhas visitas dos Murry, a Sra. Quéisso, a Sra. Quem e a Sra. Qual. As crianças veem-se em breve no centro de uma luta entre o bem e o mal, que ameaça destruir a liberdade e a individualidade. Pelo caminho, desenvolvem força, coragem e capacidades que não sabiam ter. Para Meg, em especial, a viagem é mais do que uma aventura ou uma missão para ajudar os outros: é também uma viagem de autodescoberta que muda as suas ideias sobre si própria e as pessoas que a rodeiam.»

9789897073458

A Casa dos Robots, James Patterson (Booksmile)

«Eu sou o Sammy. Sou um miúdo igual a tantos outros… exceto num pormenor: vivo numa casa CHEIA de ROBOTS!!! Por vezes até é divertido viver com robots: o SR. LIMPOPÓ mantém a nossa casa arrumada; o McBUSCA é o nosso cão-robot; o DRONE MALONE é um robot-helicóptero que faz os relatos do trânsito para uma estação de rádio; mas há muitos, muitos mais robots a viver cá em casa… E agora a minha mãe criou o E (já vos contei que é a minha mãe a responsável por todas estas invenções?), um robot muito irritante que se julga meu irmão e vai atrás de mim para todo o lado. Até para as aulas! Se eu antes já não era o miúdo mais popular da escola, imaginem agora! NÃO SEI COMO SAIR DESTA! Tens alguma ideia brilhante? Preciso mesmo de ajuda!»

Frank-Einstein-e-a-Bicicleta-Voadora-590x897

Frank Einstein e a Bicicleta Voadora, Jon Sciezka (Booksmile)

«O Frank Einstein é um miúdo genial, cientista e inventor. O Klink tem inteligência artificial. E o Klank tem quase inteligência artificial. Juntos vão tentar vencer o Prémio de Ciência com a sua invenção: uma bicicleta voadora com motor de antimatéria. Nada mais simples, basta usar os três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Tudo parece ir no bom caminho até surgir T. Edison, arqui-inimigo de Frank. Ele é capaz de tudo para estragar os planos do nosso génio!»

 peixinho290515

O Meu Peixinho de Aquário Sabe Quem eu Sou?, Gemma Elwin Harris (Editorial Presença)

«Porque é que as zebras têm riscas? No futuro vai existir o teletransporte? Porque é que o meu pai nunca ganha o totoloto? Se por vezes fica desconcertado pelas perguntas típicas das crianças, este é o livro perfeito para si! Reunindo mais de 300 perguntas feitas por crianças que frequentam o primeiro ciclo do ensino básico, apresenta respostas sintéticas de especialistas de várias áreas de renome internacional. Depois do enorme sucesso de Grandes Perguntas de Gente Miúda com Respostas Simples de Gente Graúda, publicado em 2013, este novo volume inclui ainda vários testes, tornando-se um presente perfeito para ser partilhado por toda a família.»

enquantodormes
Enquanto Dormes — Coisas curiosas que acontecem, Steve Murrie e Mathew Murrie (Gradiva)

«Enquanto dormes, sucedem centenas de coisas curiosas e divertidas relacionadas com a Terra, o espaço, a tecnologia, os animais e a natureza em geral, a cultura popular, o desporto, o corpo humano e muito, muito mais. Leitura obrigatória para espíritos curiosos, jovens e menos jovens… Oito horas é o tempo suficiente para uma boa noite de sono. Mas, sabias que é também o tempo necessário para que a nave espacial New Horizons percorra 4,8 mil milhões de quilómetros? Ou para que um hipopótamo coma mais de 36 quilos de erva? Ou ainda para que 6 000 brasileiros construam a maior torre de Lego do mundo?
ENQUANTO DORMES tem centenas de factos espectaculares sobre a Terra, o espaço, a tecnologia, os animais, a natureza, o desporto, o corpo humano e muito mais!
O que acontece quando tens os olhos fechados?»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s